O piloto de Almada, que ambicionava um lugar entre os dez primeiros classificados, fez o seu melhor tempo em 1.37,964s, a 1,259s do mais rápido e autor da ‘pole position’, o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que estabeleceu novo recorde no circuito espanhol, com o tempo de 1.36,705s.
Os espanhóis Maverick Viñalez (Yamaha) e Marc Márquez (Honda) ocupam os segundo e terceiro lugares da grelha, respetivamente, numa sessão que ficou marcada pela queda do espanhol Alex Rins (Suzuki) nas últimas voltas, piloto que acabou por ser transportado ao centro médico do circuito para observação.
Os piores da sessão foram dois estreantes, os espanhóis Alex Márquez (Honda), em 21º, e Iker Lecuona (KTM), colega de Miguel Oliveira na Tech3, em 22º.
O GP de Espanha de MotoGP é a primeira prova da temporada da categoria rainha do Mundial de Velocidade em motociclismo, depois de o GP do Qatar, previsto para 08 de março, ter sido cancelado devido à pandemia de Covid-19, que obrigou à reformulação de todo o calendário.
