Miguel Oliveira (Red Bull KTM) abandonou o GP de França de MotoGP, disputado no circuito de Le Mans, com as condições meteorológicas a causarem grandes dificuldades aos pilotos na fase inicial devido à presença da chuva. Jack Miller (Ducati Team) foi o vencedor, brilhando nesta prova em solo gaulês.

O arranque foi dado ainda com o piso seco, mas na terceira volta a chuva começou a cair com maior intensidade, levando os pilotos a rumarem às boxes para trocarem de motos com pneus para piso molhado. Nesse período, Marc Márquez (Repsol Honda) ainda chegou a passar pelo comando, mas viria a deitar o seu esforço por terra, ao cair na frente de Fabio Quartararo (Monster Yamaha), que herdou a primeira posição, mas também por não muito tempo, já que os pilotos da Ducati vinham muito fortes atrás de si.

Já Miguel Oliveira, que partiu de 10º, era o nono classificado e o mais rápido em pista quando não evitou uma queda na terceira curva das 13ª volta da corrida, ficando em branco. O português continua a não conseguir ter um fim de semana 100% positivo, a exemplo do que sucedeu por algumas vezes no ano passado.

Na luta pelo comando, Miller superou Quartararo, saltando para primeiro, numa posição que manteve até final da corrida. Já o piloto da Yamaha teve de lidar com a aproximação rápida de Johann Zarco (Pramac Ducati), que ainda procurou ganhar tempo a Miller, mas ficou mesmo pelo segundo lugar, a 3,9s.

Quartararo ficou em terceiro, a 14,4s, enquanto outra Ducati, a de Francesco Bagnaia, ficou com a quarta posição, num resultado que ilustra a boa prestação das motos italianas.

Numa prova com muitas quedas (Joan Mir e Alex Rins são outros dois exemplos), alguns dos pilotos pouco usuais nos lugares da frente puderam brilhar, como foi o caso de Danilo Petrucci (KTM Tech3), que terminou em quinto, ou o seu companheiro de equipa, Iker Lecuona, que foi o nono melhor.

Quartararo ocupa a liderança do campeonato de pilotos, com 80 pontos, mais um do que Francesco Bagnaia (Ducati) e mais 12 do que Zarco. Oliveira é o 20º, com nove pontos.

A próxima corrida terá lugar em Mugello, Itália, no final de maio.