Miguel Oliveira (Red Bull KTM) vai partir da décima posição para o GP de Portugal de MotoGP, com o piloto luso a não conseguir evitar uma queda já na sua última tentativa, quando procurava melhorar a sua posição. A pole position para a corrida de Portimão ficou com Fabio Quartararo (Monster Yamaha) depois de Francesco Bagnaia (Ducati), que havia sido o mais rápido na sessão, ter visto o seu melhor tempo anulado por desrespeito das bandeiras amarelas.

Ficou envolto em algum drama o período final da qualificação para a corrida do MotoGP em Portimão, primeiro pela queda de Oliveira quando tentava ganhar mais algumas posições e, depois, pela perda da pole position – naquele que teria sido também o recorde do circuito – de Bagnaia, por não ter respeitado o período de bandeiras amarelas após a queda do português da KTM.

De resto, Quartararo, que fez uma volta em 1.38,862s, já havia demonstrado uma enorme rapidez ao longo do dia, herdando a pole position enquanto Bagnaia foi despromovido para o 11º lugar, precisamente atrás de Oliveira. Dessa forma, todos os pilotos subiram um lugar na grelha, com Alex Rins (Suzuki Ecstar) a garantir a segunda posição, ficando a apenas 0,089s.

O líder do campeonato, Johann Zarco (Pramac Ducati) ficou com a terceira posição, tendo caído na sua primeira tentativa, mas ainda assim mantendo a sua moto em boas condições para se manter na sessão e garantir uma boa posição para a partida da corrida. Seguiram-se Jack Miller (Ducati), Franco Morbidelli (Petronas Yamaha) e o regressado Marc Márquez (Repsol Honda), que voltou a colocar as motos nipónicas novamente em posições de destaque. Márquez foi, aliás, o único piloto com uma Honda a ficar na fase decisiva da qualificação.

Nota, ainda, para o aparatoso acidente de Jorge Martín (Pramac Ducati), que foi do ‘céu’ da pole position no Qatar para o ‘inferno’ de um momento delicado com lesões na cabeça, máo direita e tornozelos na fase final do terceiro treino livre, ficando de fora do resto do fim de semana de prova.