Após os bons indícios dados por Miguel Oliveira (Red Bull KTM Tech3) nas sessões de treinos livres do Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP, nas quais se chegou a perspetivar um inédito lugar na segunda fase de qualificação (Q2), o piloto português acabou por garantir apenas o 15º lugar na grelha de partida para a prova de amanhã de Silverstone. A pole position ficou, mais uma vez, para Marc Márquez (Repsol Honda), que garantiu a 60ª pole da carreira.

O piloto luso esteve em muito boa forma nas sessões de treinos livres, mas na sessão de qualificação não conseguiu obter o mesmo ritmo, ficando apenas com a 15ª posição da grelha, logo atrás dos dois pilotos da equipa oficial da KTM, com Pol Espargaro em 13º e Johann Zarco em 14º. Ainda assim, Oliveira pretende voltar a evidenciar-se na corrida de domingo, demonstrando-se confiante depois de prestações muito positivas ao longo do fim de semana no circuito britânico de Silverstone.

Na frente da grelha de partida estará, uma vez mais, o espanhol Marc Márquez, que registou a sua 60ª pole position com uma volta em 1.58,168s, que passa a ser também um novo recorde naquele traçado. Valentino Rossi (Monster Yamaha) foi o piloto que mais se aproximou de Márquez, mas acabou por ficar a 0,428s, podendo considerar-se também um bom resultado para o veterano piloto italiano.

A primeira linha da grelha de partida ficará composta ainda por Jack Muller (Pramac Ducati), com o australiano a ficar logo à frente de Fabio Quartararo (Petronas Yamaha).