MotoGP/Jerez: Oliveira com margem para melhorar após primeiro dia

03/05/2019

O circuito de Jerez de la Frontera recebe este fim de semana o Grande Prémio de Espanha de MotoGP, com Miguel Oliveira a conseguir o 23º melhor tempo (1.39,774s) no primeiro dia, apesar de ter visto a sua melhor volta anulada devido a uma situação de bandeira vermelha.

O piloto da Red Bull KTM Tech3 tinha estabelecido um tempo de 1.39,500s, mas esse registo viria a ser anulado devido às bandeiras vermelhas que interromperam a sessão a pouco menos de três minutos do final, devido às quedas do britânico Bradley Smith (Aprilia) e do checo Karel Abraham (Ducati), na curva cinco do circuito andaluz.

“A sessão da tarde foi um pouco melhor para nós comparativamente com a da manhã. Estive muito mais rápido. Foi pena a minha volta mais rápida ter sido anulada devido ao facto de haver bandeira vermelha no último setor”, explicou o piloto português, mantendo a confiança numa melhoria durante o resto do fim de semana, depois de hoje ter testado duas motas com configurações distintas.

“Pelo menos o potencial está lá. [Durante a tarde] experimentámos uma mota completamente diferente da que usámos de manhã e isso foi positivo. Ainda temos algumas coisas para testar amanhã [sábado] de manhã e tentar ficar mais próximos da qualificação dois”, observou Miguel Oliveira, em declarações citadas pela Lusa.

O dia de hoje foi dedicado a encontrar a melhor afinação: “A nossa prioridade foi estabelecer o que era a geometria da mota. Experimentámos duas coisas completamente diversas que podemos usar. Ainda há ajustes eletrónicos que podemos fazer para ganhar mais tempo”, explicou o português, que reconhece, no entanto que, “foi um dia mau. Não conseguimos fazer voltas realmente rápidas. Pelo menos, sabemos qual o caminho a seguir agora”.

O melhor tempo no cômputo das duas sessões ficou para Danilo Petrucci (Ducatti Mission Winnow), com uma volta em 1.37,909s, obtida na segunda sessão, ao passo que Márc Márquez (Repsol Honda) fez valer o tempo da primeira sessão para ficar com o segundo tempo agregado, graças a uma volta em 1.37,921s.

Com Lusa