M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Embora ocupem muito menos espaço que um automóvel, mesmo os motociclos necessitam de um local próprio para estacionar na via pública. Mas já há uma alternativa, igualmente prática, com a criação da Ujet, a primeira scooter elétrica dobrável, que pode levar para dentro da sua casa e guardá-la ao abrigo da chuva… e dos amigos do alheio.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A peça central é a bateria, disponível em duas versões, uma com uma autonomia de 70 km e outra de 150 km. Seja qual for, está montada por baixo do assento e pode ser retirada e transportada como se fosse uma mala de viagem. Assim, pode ser carregada diretamente em casa (processo que demora duas horas numa tomada normal) ou usada para dar energia a outros objetos. A estrutura é suficientemente leve para ser transportada à mão, com um peso total de 43 kg com a bateria.

Em andamento no trânsito citadino, esta fornece energia a um motor elétrico de 4 kW ( mais ou menos 5,5 cv), suficiente para atingir os 45 km/h. Os pneus incluem nanotubos de carbono, que devem melhorar a aderência no asfalto. As viagens na Ujet também vão beneficiar do sistema de navegação e entretenimento, com ligação GPS, WiFi e Bluetooth. Também está presente uma câmara, para filmar todas as suas viagens. Os preços começam nos 8690€ para a versão com bateria mais pequena e nos 9890€ para a bateria de longo alcance.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.