Partindo da popular SR1 e do seu motor com refrigeração líquida, a ADV 125 estreia uma nova estética mais agressiva, com para-brisas regulável eletricamente, suspensões de maior curso com amortecedores a gás, depósito de maior capacidade, pneus mistos, um novo painel de instrumentos com ecrã a cores, conexão com o telemóvel via Bluetooth e navegação GPS simplificada “turn-by-turn”.
A SR1 ADV 125 reforça a sua presença na cilindrada que permite a condução com carta de automóvel, após a estreia com a naked desportiva 125R, a que se seguiu a scooter polivalente SR1 que continua a subir posições no ranking de vendas.
Precisamente, a nova scooter SR1 ADV tem muitos pontos em comum com a versátil SR1 de cidade-estrada, que utiliza como base, ainda que trazendo importantes alterações que a tornam ainda mais interessante para uma utilização CrossOver, que permite saídas para fora do asfalto por caminhos e pistas sem muita dificuldade.
A completar a vista frontal da SR1 ADV encontramos um envolvente para-brisas em tom fumado, com a particularidade de ser regulável em diversas posições de altura mediante dois botões no grupo de comutadores esquerdo.
Na parte posterior, o grupo ótico de tecnologia LED adota uma assinatura luminosa que nos remete para a sua ‘irmã mais velha’, a Voge SR4 Max, com uma guia luminosa ondulante que aumenta a sua intensidade quando se acionam os travões.
Abandona-se a carenagem do guiador em favor de um elemento em tubo de secção variável (mais grosso na zona central, para aumentar a sua rigidez) que recorda também os empregues nas motos de trail e enduro. Como nas motos, o guiador é fixo por uma ponte que permite ajustá-lo em diferentes posições, para que se adapte à ergonomia do condutor.
A posição de condução permite duas posturas diferentes, com os pés apoiados nas plataforma horizontais ou nas inclinadas. Entre essas plataformas, de ambos os lados, situa-se o túnel central, no interior do qual se encontra o depósito de combustível com capacidade para 9 litros, mais um do que na SR1, conseguindo-se uma maior autonomia nas viagens “aventureiras”. A tampa através da qual se acede ao tampão de depósito abre-se premindo um botão situado junto ao comando da ignição, controlada por uma chave de proximidade que inclui um botão para localizar a scooter e outro para a imobilizar em caso de roubo. Junto ao tampão de abertura de tampa do depósito também se encontra outro para abrir o assento e aceder ao amplo compartimento de carga com capacidade para um capacete integral e outros pequenos objetos. A capacidade de carga fica completa com um porta-luvas na parte esquerda do contra-escudo, em cujo interior se inclui uma tomada de corrente USB de carga rápida.
As suspensões também se adaptam à utilização off-road, com uma forquilha com bainhas de 31 mm, que aumentam o seu curso dos 93 mm da SR1 para os 121 mm desta Voge SR1 ADV. Atrás, adotam-se novos amortecedores óleo-pneumáticos com reservatório de gás separado, que também aumentam o seu curso para os 108 mm. Como consequência deste aumento do curso das suspensões, a altura mínima ao solo alimenta em 20 mm, para proteção contra as irregularidades do terreno, sem que isto afete a altura do assento, que se mantém a uns acessíveis 775 mm para qualquer estatura.
As jantes são de novo desenho, com 10n estreitos braços que imitam jantes de raios, mantendo as mesmas medidas de “rodas médias” de 14 e 13 polegadas, assim como a secção dos pneus tubeless de 110/80 e 130/70, respetivamente à frente e atrás, ainda que agora com desenho misto para uso em estrada/terra. Mantêm-se os travões de disco nas medidas de 240 e 220 mm, acompanhados por pinças flutuantes de pistão duplo e simples, com sistema de anti bloqueio ABS de duplo canal independente. O modulador ABS também incorpora controlo de tração TCS para evitar deslizamentos da roda traseira ao acelerar sobre superfícies de aderência reduzida.
O seu compacto motor de curso longo é uma evolução daquele que a Voge SR1 estreou, com refrigeração líquida (radiador lateral) e um consumo de 2,2 litros/100 km.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.