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Yamaha XSR 125: A sua primeira moto não tem de ser aborrecida

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A escolha da primeira moto pode ser um processo cheio de dúvidas e incertezas. Seja por falta de experiência ou porque não se sabe que estilo adotar. Há umas décadas era mais fácil porque havia uma certa evolução que normalmente começava pela escolha ainda durante a juventude dos modelos disponíveis de 50 cc que podiam ajudar a definir o que seria o estilo seguinte no percurso em duas rodas.

Os adolescentes foram perdendo o interesse nos motociclos, curiosamente influenciados pelos pais cuja geração cresceu a andar de 50 cc desde jovem. Aparentemente ter um motociclo aos 16 anos passou a ser extremamente perigoso e os pais foram convencendo os filhos a optarem por automóveis aos 18.

Para um jovem que gosta de motos e lhe é negada a possibilidade de ter um motociclo na adolescência é uma enorme frustração, mas o “bichinho” fica. Para esses, mas não só, a XSR 125 é uma opção a ter em conta.

Inspirada pelo passado com referência nas icónicas “commuters” como a YA-1

Inspirada pelo passado com referência nas icónicas “commuters” (motos utilizadas nas deslocações entre casa e o trabalho), como a YA-1, mas construída para o futuro a XSR 125 vem assim completar a oferta da marca na sua gama Sport Heritage. Como nem todos têm a sorte de herdar uma moto antiga do pai ou do avô, a Yamaha criou o conceito Faster Sons para homenagear a herança do passado com modelos atuais, mas com potencial para se tornarem clássicos instantâneos.

O seu alvo não exclui o público feminino e a Yamaha prevê que o mesmo deverá representar até 30% das vendas. Não é para menos, com um aspeto de inspiração retro, a XSR 125 é uma moto “adulta” e com uma atitude ágil no meio do trânsito citadino. O banco tem uns acessíveis 815 mm de altura ao solo e a sua ergonomia foi pensada para abranger um leque alargado de estaturas para proporcionar uma posição de condução direita e natural.

O pequeno monocilindro com 15 cv é o mais potente que pode ser conduzido com carta A1

O pequeno monocilindro com 15 cv (o mais potente que pode ser conduzido com carta A1), já tem provas dadas noutros modelos e conta com tecnologia como a VVA (atuação variável das válvulas) para uma entrega de binário ideal em toda a faixa de rotação. Na prática significa que é preciso recorrer menos à caixa de velocidades e ajuda a manter os consumos baixos. Apesar da homologação Euro5 o motor demonstrou ser bastante disponível e com muita vivacidade.

O conforto é assegurado por um banco plano e uma suspensão invertida na frente. Juntamente com um mono amortecedor atrás, revelaram uma excelente capacidade para filtrar as irregularidades do piso. Já a segurança é garantida por travões de disco hidráulicos à frente e atrás, que juntamente com os generosos pneus com padrão de blocos garantiram uma travagem eficaz. Tanto o farol como o farolim estão bem integrados e a iluminação é toda em led à exceção dos piscas.

A XSR 125 pode ser o modelo de entrada da gama, mas nem por isso foi descurada a preocupação com o design ou com a qualidade de construção. É possível confirmá-lo em elementos como o quadro Deltabox (uma imagem de marca da Yamaha), na opção por pintar os para-lamas, a aplicação de elementos em metal escovado, ou ainda o painel de instrumentos circular através de um LCD minimalista, mas que mostra até a mudança engrenada, para além de toda a informação indispensável.

A Yamaha propõe a XSR 125 em três cores: redline (vermelho), Impact Yellow (amarelo) e o Tech black (Preto). A nossa preferida é o amarelo porque a vida não tem de ser aborrecida.

Ficha técnica
Motor: Refrigeração líquida, SOHC, Monocilíndrico, 4 tempos Cilindrada: 124 cc Potência: 15 cv @ 10.000 rpm Binário: 11,5 Nm @ 8000 rpm Transmissão: 6 velocidades , final por corrente Suspensão Dianteira / Traseira: Telescópica invertida, Ø37 mm (130 mm de curso) / Braço oscilante com mono amortecedor (110 mm de curso) Travagem Dianteira / Traseira: Disco hidráulico, Ø267 mm / Disco hidráulico, Ø220 mm Pneus: 110/70 R17 ; 140/70 ZR 17 Altura do assento: 810 mm Capacidade do depósito: 11 L Peso: 140 Kg Preço: a partir de 4 595 euros