Publicidade Continue a leitura a seguir

10 protótipos imperdíveis com o cunho da Pininfarina

Pininfarina Sintesi, 2008
Pininfarina Model X (1960) Battista ‘Pinin’ Faria conduzia o Model-X em variadíssimas ocasiões, tentando despertar o interesse de investidores que pudessem permitir a produção em série deste excêntrico concept, com apenas uma roda na dianteira e um coeficiente aerodinâmico recorde.
Pininfarina PF Sigma (1963) Com o Sigma na década de 60, a Pininfarina já procurava provar que segurança e estilo são conceitos compatíveis no automóvel. O concept construído a partir de uma berlina da Citroën destacava-se pelas enormes portas deslizantes.
Fiat 128 Teenager (1969) Numa piscadela de olho a uma clientela mais jovem, a Fiat apresentou este ‘buggy’ no salão automóvel de Turim, em Itália. Construído sobre a plataforma do popular 128, numa versão pensada para uma utilização descontraída.
Ferrari Studio Cr 25 Concept (1974) Na década de 70, normas de segurança mais restritivas colocam desafios novos aos designers de automóveis. A Pininfarina surpreendeu com este concept que antecipava candidato à sucessão do 365 GT4. O nome foi inspirado no ótimo coeficiente aerodinâmico de 0.25 cx.
Pininfarina Studio CNR (1978) Desenvolvido em parceria com o Italian National Research Council, este concept da Pininfarina eleva a fasquia da excentricidade. Venceu o Compasso d’Oro era na época uma distinção que premiava o design aerodinâmico mais notável da indústria, com incríveis 0.20 Cx.
Audi Quartz Concept (1981) Com recurso a materiais ultraleves, o protótipo baseado no espetacular Audi Ur-Quattro acusava menos 80 kg na balança, para ainda mais e melhores prestações. Estreou soluções de estilo que a marca dos quatro anéis usou em muitas das suas criações.
Honda HP-X (1984) Com motor V6 de 2 litros em posição central-traseira e um habitáculo inspirado nos aviões caça, o arrojado protótipo desenhado pelo estúdio italiano é considerado o ponto de partido para carro mítico na história da Honda: o NSX.
Lancia HIT (1988 Uma espécie de Delta Integrale, mas com muito rígido chassis em fibra de carbono e uma carroçaria radical de tipo coupé, construída em Kevlar e fibra de vidro, para um peso total inferior a uma tonelada.
Pininfarina Ethos 1 and 2 (década de 90) O Ethos era um spider ambientalmente correto, construído em materiais recicláveis, com chassis em alumínio e painéis da carroçaria em plástico. O Ethos II estreou no salão de Genebra em 1993, destacou-se pelos níveis incríveis de eficiência aerodinâmica (0.19 Cx).
Citroën Osée (2001) Com o motor de 3 litros V6 do Citroën C5, o concept apresentava um cockpit para apenas três ocupantes. Sergio Pininfarina, que liderou o projeto, dispensou o sistema de portas convencionais, preferindo uma cúpula escamoteável, inspirada na aviação.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Fundada, em 1930, por Battista ‘Pinin’ Farina, a Carrozerria Pininfarina assina alguns dos mais belos modelos da história do automóvel. O gabinete de estilo italiano é, desde sempre, associado à Ferrari, colaborando na conceção de automóveis icónicos da marca de Maranello. Mas no portefólio do estúdio sedeado em Turim encontramos uma riquíssima coleção, fruto de sinergias com inúmeros construtores, como a Alfa Romeo, a Maserati, a Peugeot, a Rolls-Royce ou a Volvo, e também em nome próprio.

Nesta lista, apenas alguns dos mais excêntricos.