Muito antes da Mercedes e da McLaren serem grandes rivais, as duas marcas juntaram-se e criaram um superdesportivo único que ainda hoje é relembrado pelas melhores razões.
O primeiro protótipo foi construído por uma equipa de ex-mecânicos de F1 e a McLaren diz que “a forma e o estilo foram mantidos o mais próximo possível dos pedidos da Mercedes e o design o mesmo do Vision SLR concept”.
O carro tem uma carroçaria em fibra de carbono, portas no mesmo material, tal como o capô e um chassis também em fibra de carbono. Para além de poupança no peso, o SLR era notável pela sua asa traseira adaptativa que funcionava como um travão.
A potência ficava a cargo de um 5.5 litros V8 da Mercedes-AMG que debitava 626 CV e disponibilizava 780 Nm de binário. A caixa era automática de cinco relações, a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumprida em 3,8 segundos e velocidade máxima de 335 km/h.
O SLR McLaren foi produzido até 2009, mas a marca ainda lançou algumas edições finais, como o SLR by MSO em 2019 e o SLR HDK (High Downforce Kit) em maio deste ano.