Este avaliador registou diferenças significativas entre o primeiro e o segundo semestre do ano. De entre todos os veículos que foram colocados à venda, a grande maioria aconteceu no primeiro semestre (74%), os restantes 26% no segundo semestre.
Segundo Luís Ribeirinho, diretor comercial do AvaliarCarro.com, “o abrandamento verificado no segundo semestre do ano de 2020 irá manter-se, durante o primeiro semestre de 2021, devido à menor utilização do carro, gerada pelo teletrabalho. Desta forma, prevê-se que se mantenha o abrandamento nas vendas de veículos ligeiros, tal como já verificado nos últimos meses”. Com a diminuição dos quilómetros percorridos devido às restrições de mobilidade existentes, prevê-se que, “para além dos comerciantes de automóveis, as oficinas continuem, também, com quebras na faturação”, explica.
Em crescimento, estará “o interesse cada vez maior dos portugueses por veículos menos poluentes”, continua. No referido avaliador, a maioria dos usados à venda são carros a gasóleo (74%), o que pode ser um indicador da apetência cada vez maior dos consumidores para venderem carros poluentes e adquirirem veículos mais amigos do ambiente.
“Também a aumentar, está a tendência cada vez maior para uma digitalização dos processos de compra e venda, sendo a adesão aos avaliadores online um exemplo disso mesmo”, acrescenta.
Ainda para 2021, “poderá registar-se um aumento na procura por veículos de mercadorias, de forma a fazer face à cada vez maior digitalização da economia e ao crescimento do comércio eletrónico”, conclui.Em 2020, as marcas de carros com mais avaliações (com intenção de venda), no AvaliarCarro.com, foram a Renault (11%), a Peugeot (10%), a BMW (9%) e a Volkswagen (7%). O modelo com mais avaliações efetuadas foi o Renault Megane. Se analisarmos por país de origem, seis marcas alemãs constituíram 35% do total (BMW, Volkswagen, Opel, Mercedes-Benz, Audi e smart), enquanto três marcas francesas constituíram 26% do todo (Renault, Peugeot e Citroën), sendo estes os países de origem com maior representação.
O AvaliarCarro.com estima valores de carros usados até 15 anos de idade. Durante o ano de 2020, foram avaliados veículos produzidos entre 2005 a 2019. O ano de fabrico que registou maior número de avaliações com intenção de venda foi o ano de 2005 (11 por cento do total). O ano de fabrico com menor número de avaliações foi o ano de 2019 (2,5% do total de carros avaliados em 2020).
O avaliador indica o valor de veículos usados, para venda a comerciante de automóveis. O valor médio dos veículos avaliados em 2020 foi de 8.500 euros.
Em média, os carros avaliados (com intenção de venda) em 2020, tinham 150 mil quilómetros. Carros mais antigos (de 2005) tinham, em média, 230 mil quilómetros, enquanto carros mais recentes (de 2019) tinham, em média, 22 mil quilómetros.
A maioria dos carros à venda no referido ano eram viaturas nacionais (94%), ou seja, viaturas que foram matriculadas pela primeira vez em Portugal e que apenas tiveram matrícula portuguesa. Os veículos importados constituíram apenas 6% do total de avaliações feitas com intenção de venda.
