Verdes, amarelas ou vermelhas, quase metade dos automobilistas ignoram as luzes que se acendem no painel de instrumentos dos seus carros.
Que muitos têm dificuldade em decifrar as dezenas de luzes e símbolos no painel de instrumentos de um automóvel não é, propriamente, uma novidade. Mas agora sabe-se também que uma boa parte dos condutores ignoram estes alertas quando acendem à frente dos seus olhos.
As mecânicas modernas podem ajudar o condutor ao alertarem para possíveis problemas mesmo antes de se tornarem graves. Mas um estudo realizado pelos especialistas da Robins & Day, no Reino Unido, revelou que 46% dos automobilistas não dão importância ao facto de uma nova luz surgir no painel de bordo. 19% dos inquiridos afirmam mesmo que vão continuar a conduzir nos dias seguintes, mesmo no caso de se acender uma luz vermelha.
Ainda de acordo com este estudo, 24% adiam a visita à oficina por preguiça, enquanto 35% dos condutores afirmam que ignoram as luzes de alerta do carro por medo dos custos de uma eventual reparação.
Naquele país, negligenciar o estado da mecânica desta forma é também ilegal, facto que 12% dos inquiridos admitiram desconhecer.