E tanto nas auto-estradas como nas estradas, vai ver muitos carros das forças policiais, tanto parados como em movimento, facilmente identificáveis ou descaracterizados, a apanhar os condutores mais entusiasmados e incautos a fazer algo que não deviam, que são prontamente identificados e multados.
Embora os agentes da autoridade não descriminem os condutores que vão ser multados por excesso de velocidade (e que correm até o risco de ficar sem carta, dependendo do excesso praticado), existem sempre alguns carros que atraem mais a atenção das forças de controlo de trânsito. São modelos facilmente identificáveis como desportivos, que têm uma velocidade máxima que vai além do permitido por lei. Também é inevitável ouvir o ronco do motor, que mesmo em velocidades normais já puxa pela adrenalina e põe à prova o autocontrolo do condutor.
Alguns destes automóveis são “perseguidos” pelas autoridades há anos, tendo ficado associados, justa ou injustamente, à cultura das corridas ilegais, do tuning ou simplesmente do desrespeito pela lei (“desde que não haja mais ninguém na estrada, nem ninguém a olhar”, diriam alguns). Mostramos aqui alguns dos automóveis que foram os preferidos de uma geração quando era jovem, entre os anos 90 e a primeira década do novo milénio. Muitos são do tempo em que 100, 120 ou 150 cv ainda era considerada uma potência eletrizante para um desportivo.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

