A evolução do lettering nos automóveis

16/10/2023

Os carros contemporâneos são tão semelhantes entre si que às vezes o leigo só consegue distingui-los por um detalhe: o nome colado em alguma parte da carroceria. Exageros à parte, a verdade é que o lettering, ou que nome tenha o conjunto de letras e números que identifica os modelos, é um adereço marcante em qualquer automóvel – de ontem e de hoje. Um traço muito particular de sua personalidade. A sua assinatura – pessoal e intransferível.

As letrinhas de identidade não se confundem com os emblemas dos fabricantes. Esses geralmente são símbolos estilizados, figuras de animais ou logotipos, como a estrela de três pontas da Mercedes ou a gravatinha borboleta da GM. Essas letras e números mudaram muito com o passar do tempo. Eram mais rebuscadas nos carros de antigamente, imitando por vezes a caligrafia ou a tipografia da época; são mais despojadas de serifas ou exotismos gráficos nos veículos de hoje. Mas continuam a cumprir um importante papel: são a “certidão de batismo” de cada automóvel.

O fotógrafo brasileiro Eduardo Scaravaglione, especialista em veículos clássicos, registrou em um belo ensaio fotográfico a evolução e diversidade desses adereços.