A Ford F-100 perfeita para recordar o Verão

12/11/2023

Longe vão os tempos em que os automóveis eram transformados com propósitos publicitários, numa associação a determinada empresa que os fazia destacarem-se nas nossas estradas. Nos exemplos mais recentes, encontramos os inesquecíveis Volkswagen New Beetle e os MINI a dar boleia às famosas latas da Red Bull.

No entanto, em tempos idos, era muito comum assistirmos à transformação completa de automóveis ou carrinhas para uso específico de uma empresa, como é o caso desta Ford F-100, transformada especificamente para a marca de gelados Good Humor.

A ideia partiu de Harry Burt, fundador da Good Humor há mais de um século que, ao invés de esperar que os clientes fossem até ele, decidiu levar a marca para junto destes. Dessa forma, Burt adquiriu uma dúzia de pickups Ford, retirou-lhes a caixa de carga e aplicou no seu lugar uma grande arca congeladora. Na frente, instalou ainda quatro sinos, para poder tocar de forma a que os clientes soubessem da sua presença. Como curiosidade, a Good Humor é conhecida em Portugal pela marca Olá.

Apesar de Burt ter falecido em 1926, a sua ideia permanece até aos dias de hoje, e a empresa foi renovando a frota de automóveis, mas sempre seguindo a concepção original. Em 1973 foram construídas as últimas carrinhas específicas para a marca, sendo posteriormente vendidas a preços baixos e na sua maioria permanecendo com os seus condutores que continuavam a operar as carrinhas de forma independente.

Ao longo dos tempos, as carrinhas da Good Humor têm atraído a atenção dos coleccionadores, como é o caso desta Ford F-100 de 1956. Nota-se que as alterações incluíram ainda modificações na cabine, restando apenas um lugar para o condutor.

Foi totalmente restaurada e esteve em exposição no Gateway Automobile Museum desde 2003. Está equipada com o motor de seis cilindros em linha de 3,7L de cilindrada, acoplado a uma caixa manual de três velocidades.

Apesar do seu sistema de congelamento não estar operacional, o que não é de estranhar devido à sua idade, foi vendida num leilão da Hagerty, no passado dia 9 de Agosto, por quase 67 mil dólares, cerca de 62.700 euros.

9__35_
9__20_
9__4_
9__28_
9__6_
9__30_
9__2_