A Honda Vision da McLaren

28/01/2024

POR TIAGO NOVA

A Honda Vision é uma scooter produzida pela marca nipónica desde 1985. Apesar de poder parecer um modelo com pouco interesse, existem alguns exemplares que merecem a nossa atenção.

As equipas de Fórmula 1, e de outras modalidades do desporto motorizado, necessitam de um meio de transporte para aceder a algum local o mais rápido possível e de forma mais eficaz dentro dos paddocks dos circuitos. Por esse motivo são utilizadas scooters, e muitas vezes até lhes são aplicados reboques para transportar pneus e peças dos automóveis que estão a competir. A equipa da McLaren não é excepção e até mesmo na sua assistência aos automóveis de Fórmula 1 clássicos utiliza scooters para as suas deslocações dentro dos circuitos.

Neste artigo encontramos uma bem conhecida Honda Vision 50 NE50 de 1989 que foi pintada com as cores da Marlboro em 2003 pela McLaren F1 Team como presente para a sua piloto Lorina McLaughlin, que competia nos eventos históricos com um McLaren M23 que James Hunt conduziu em 1976.

A própria McLaren fazia, e com orgulho, a assistência ao M23 de Lorina, pois eram os mais qualificados para tal; uma vez que nem a própria marca tinha um M23, ofereceram então esta scooter para Lorina se poder deslocar nos paddocks dos circuitos.

Lorina acabaria por vender o seu M23 e o mesmo aconteceu à Honda Vision, que no passado dia 12 de Novembro de 2023 foi levada a leilão, através de um evento levado a cabo pela Iconic Auctioneers, aquando do NEC Classic Motor Show. Foi vendida por 2.530 libras, cerca de três mil euros.

10

11
1
3
2
4
5
6