A réplica do Audi Quattro com um coração diferente

04/01/2024

Coen Donkers sempre teve um fascínio pelo carismático Audi Quattro, tanto que quis construir uma réplica do modelo que animou os troços de rali na década de 80, no entanto, enveredou por um caminho diferente de fazer uma réplica exactamente igual ao original.

Coen adquiriu o Audi danificado e iniciou o processo de desmontagem do automóvel para reparação da área afectada. Aproveitando o facto de ter de desmontar o automóvel, Coen idealizou adaptar uma motorização diferente.

Exteriormente, o Quattro assemelha-se muito à versão de rali original, com toda a decoração idêntica. Mas quando se abre o capot é aí que as coisas mudam de figura. Coen montou o motor V8 do Audi S4 de 4.2 litros com 344 cv, acoplado a uma caixa de seis velocidades, também proveniente do S4. A travagem está a cargo de pinças Porsche e discos do Audi RS4 e a suspensão foi herdada de um Audi S2 Coupe.

No interior foi adicionada uma rollcage e uns bancos típicos dos anos 80, com cintos de quatro pontos. Foram montadas jantes Azev de 17” e como se trata de um automóvel de rali, tiveram de ser pintadas de branco. O mais impressionante de tudo, é que este Audi Quattro continua a poder circular na via pública.