A Alpine revelou uma versão especial limitada do mais radical A110 R concebida em parceria com o piloto Fernando Alonso, da qual se produzirão apenas 32 unidades numeradas em honra do bicampeão da Fórmula 1.

A história em torno desta versão do A110 R poderia ser idêntica à de tantas outras no setor automóvel: uma marca tira partido da experiência e competências de um dos seus pilotos para desenvolver uma edição especial particularmente ‘apetitosa’ para os colecionadores e adeptos mais afoitos da marca ou do piloto. Porém, este Alpine agora revelado será também uma espécie de ‘presente’ de despedida para o espanhol que atualmente compete na Fórmula 1 pela Alpine, numa decisão que apanhou, certamente os responsáveis da marca francesa de surpresa.

Isso não travou o plano da Alpine de colocar estas 32 unidades à venda, repletas de detalhes únicos e especiais, alguns dos quais escolhidos pelo próprio Alonso, que na F1 já pilotou pelas equipas Minardi, Renault, McLaren e Alpine.

A cor azul ‘Racing Matte Blue’ é um dos apontamentos com maior destaque, tratando-se da mesma tonalidade utilizada no monolugar da temporada de 2022, o A522, combinando-se com o capot e a cobertura traseira em fibra de carbono pintada parcialmente, com as cores azul mate e ‘Deep Black’ (ao contrário do acabamento em carbono exposto no A110 R).

Na traseira há um grafismo exclusivo, com um logótipo em preto e os pilares do aileron pintados de preto anodizado. As maxilas dos discos de travão em laranja refletem uma das cores históricas de Alonso na competição, não faltando também a sua assinatura na traseira, a par de apontamentos em cinzento nas jantes.

Passando para o interior, o A110 R Fernando Alonso aposta nas cores do piloto, com o laranja a ter destaque nas pegas das portas (cintas de tecido) e no centro do volante, contrastando com o resto do habitáculo em microfibra. Também aqui é possível encontrar a assinatura do piloto e a bandeira azul, laranja e amarela nos painéis das portas.

Gravada na pala superior para proteção contra o Sol, a frase “Há mais do que um caminho para chegar ao topo da montanha” representa a filosofia por que o piloto tem regido a sua carreira. De resto, conta com as mesmas especificidades dos demais A110 R, como os bancos em carbono da Sabelt.

Chassis a preceito

Além disso, esta versão não se trata apenas de uma parceria inócua em termos de dinamismo, uma vez que o chassis foi especialmente ajustado por Alonso, incluindo um sistema de ajuste especial que permite mudar rapidamente a altura ao solo, bem como a firmeza da suspensão. Tal é conseguido através de um elemento colocado na base das molas que permite variar a posição das molas e rebaixar o carro em 10 mm apenas para uso em pista. Ao mesmo tempo, a rigidez da suspensão foi aumentada em 5%.

As 32 unidades representam as 32 vitórias de Alonso na Fórmula 1, um número que os responsáveis com quem falámos aquando da revelação deste modelo, ainda em junho, esperavam que pudesse aumentar durante a estadia do piloto de Oviedo na equipa Alpine. Cada unidade contará com uma placa gravada e numerada em que constam também a data de cada vitória do piloto do 1 ao 32 em ordem cronológica. Dessa forma, um triunfo poderá estar associado a um momento mais especial, ampliando o seu valor em termos de colecionismo.

De resto, os compradores destas 32 unidades irão receber uma réplica do capacete de Fernando Alonso assinada pelo próprio asturiano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.