Reza a lenda que o jovem Carlo ainda não tinha 11 anos quando cobriu a roda de madeira da sua trotineta com uma correia de cabedal para poder vencer as crianças mais velhas do seu bairro. O ‘pai’ da marca despertava cedo para a competição…
Foi a 31 de março de 1949 que o engenheiro ítalo-austríaco Carlo Abarth, depois de uma carreira como piloto de motos, se juntou a Armando Scagliarini para avançarem com a fundação da Abarth & C., a empresa italiana criada para dar cartas na competição, enquanto se assumia como grande referência na preparação de viaturas de série.
Em pouco tempo, a empresa já dava trabalho a 375 empregados e produzia cerca de 300.000 sistemas de escape por ano, acelerando para o estatuto de lenda de estilo e performance, não apenas pelos carros míticos ou pelos kits de preparação revolucionários, mas também pelo palmarés invejável, com mais de 10.000 vitórias, 10 recordes mundiais e 4 campeonatos do mundo de ralis.
A história da marca italiana e do famoso escorpião, inspirado no signo do zodíaco do seu fundador, esteve sempre de mãos dadas com os êxitos desportivos. O primeiro, logo em 1950, com a vitória na categoria na famosa rampa “Palermo-Monte Pellegrino”, pelas mãos do célebre Tazio Nuvolari, “O Mantuano Voador”, ao volante de um Abarth 204A.
Em 1954, Carlo Abarth decidiu complementar o logótipo com a inclusão de um escudo bicolor, emblema de vitórias em “batalhas desportivas”, a servir de fundo ao Escorpião.Em 1962, o Abarth 1000 Bialbero conquistou o primeiro de seis Campeonatos Mundiais de Construtores, tendo, então, sido acrescentados novos elementos ao logótipo para comemorar este importante título: uma bandeira de xadrez preta e branca, as palavras “Campione del mondo” (“Campeão Mundial”) em letras maiúsculas vermelhas sobre fundo amarelo e uma coroa de louros estilizada.
Em 1969, foi lançado um logótipo renovado. As principais diferenças envolveram o escorpião, o próprio símbolo da empresa sediada em Turim, mais estilizado, completamente preto e, pela primeira vez, com ambas as pinças apontadas para cima. Também o lettering mudou. Passou a ser branco sobre fundo azul e a ostentar simplesmente a palavra “Abarth”.
Caráter italiano
Em 1971, a Abarth foi comprada pela Fiat e no logótipo surgiu a bandeira de Itália por trás da palavra Abarth para lhe sublinhar as origens.
Em 2019, por ocasião do 70.º aniversário da Abarth, foi lançada uma versão do escudo comemorativa, tendo sido incluída uma bandeira de xadrez. Este símbolo foi orgulhosamente exibido exclusivamente pelos veículos produzidos no ano do 70.º aniversário. Nesse ano foi criada mais uma versão comemorativa, colorida, desenvolvida especificamente para a Edição Limitada do 695 70th Anniversary, de que foram construídas apenas 1949 unidades como referência ao ano em que a marca foi fundada.
O envolvimento na competição continua ainda hoje, tanto nas pistas como em terra. Nos circuitos, a Abarth é a fornecedora dos motores para os campeonatos de F4 italiano e alemão, campo de preparação de futuros campeões na F1, enquanto nos ralis, o Abarth 124 será, pelo terceiro ano consecutivo, o protagonista do Campeonato Europeu de Ralis FIA-ERC.
Para o 72.º aniversário, a Abarth lançou recentemente a nova gama 2021 com as versões 595, Turismo, Competizione e Esseesse. Quatro níveis de equipamento unidos pelas características típicas do ícone da desportividade: prazer de condução, performances empolgantes e rugido do escape. Disponíveis novas cores e novos pormenores, como os exclusivos estofos de pele. Para homenagear a sua história e os sucessos nos ralis, a nova cor Azul Rally mate do novo 595 Competizione evoca a do Fiat 131 Abarth Rally dos anos 70, enquanto as novas jantes de liga de 17″ lembram as do Lancia Delta Rally Integrale da década de 1990.
