AC Cars relança o icónico Cobra com carroçaria em fibra de carbono

25/03/2023

A britânica AC Cars, icónica marca que produziu aquilo que iria ser uma lenda automóvel, o Cobra, apresentou recentemente a sua nova versão com base no mesmo modelo. Apesar das semelhanças, o novo Cobra não partilha um único componente com os anteriores, sendo o culminar de três anos de desenvolvimento e produzido totalmente de raiz.

Designado de AC Cobra GT Roadster, este novo automóvel tem um chassis space-frame produzido de alumínio extrudido, com uma distância entre eixos 280mm maior, colocando as rodas mais próximas das quatro extremidades do automóvel. O desenho da carroçaria, produzida agora em fibra de carbono, foi elaborado por membros do Icona Group, mantendo-se fiel ao modelo original dos anos 60.

Debaixo do capo mora o motor V8 Coyote de origem Ford de 5,0 litros de cilindrada, produzindo 663cv e 780Nm de binário com a ajuda de um compressor volumétrico. Acoplado ao motor poderá estar uma caixa manual de seis velocidades ou uma automática de dez velocidades. Pesando menos de 1500 quilos, o Cobra GT Roadster consegue atingir os 100km/h em pouco mais de três segundos e os 278km/h de velocidade máxima.

O preço desta beldade situa-se nas 340 mil libras, cerca de 380 mil euros. Um valor elevado, no entanto, bem abaixo dos mais de um milhão de euros pedidos pelos últimos Shelby Cobra Diamond Edition, produzidos também em fibra de carbono. As primeiras entregas irão ocorrer em 2024.