Adivinha quais os países que aumentaram a produção automóvel desde a pandemia?

28/12/2022

Pesquisa, realizada pela GoShorty, revela quais os países que aumentaram a sua produção automóvel desde a pandemia. A Argentina foi quem mais acelerou num ranking que encontra Portugal no 9.º lugar.

A GoShorty analisou os números da produção mundial de carros de anos anteriores, o número de pessoas empregadas na indústria automóvel, entre outros fatores. E revela agora quais países produzem mais e menos veículos comerciais no mundo. Os resultados são expressivos. E o líder é um país que ainda há semanas conquistou o Mundial do Catar. Sim, a Argentina.

De acordo com a pesquisa, a Argentina registou o maior aumento percentual na produção de automóveis, em 2021, face a 2020, a uma taxa de 69%. “A produção de veículos da Argentina foi relatada em 434.753 unidades em dezembro de 2021. Isso representa um aumento em relação ao número anterior de 257.187 unidades em dezembro de 2020. Este ano, o Senado da Argentina aprovou um projeto de lei para promover a indústria automóvel. A iniciativa foi liderada e apoiada pelas afiliadas da IndustriALL no país”, destaca a GoShorty.

“A Indonésia teve o segundo maior aumento na produção de automóveis, em 2021, em comparação com 2020, com um aumento de 63%. Além de ser o quarto país mais populoso do mundo; a Índia foi o país que teve o terceiro maior aumento na produção de automóveis em 2021 em relação ao ano anterior, com um aumento de 30%. Embora a mudança na variação da fabricação de automóveis na Índia seja substancialmente menor do que na Indonésia e na Argentina, o setor automóvel beneficia de uma série de melhorias, tais como o reequilíbrio da cadeia de abastecimentos global e incentivos governamentais para aumentar as exportações”, refere a mesma fonte.

Volume de produção

A China produziu mais carros e veículos comerciais, com um total de 26 milhões fabricados em 2021. “A China é conhecida por ser o maior fabricante mundial de carros, e a sua produção doméstica deve chegar a 35 milhões de veículos até o ano de 2025”, avança o estudo.

Já “os Estados Unidos produziram o segundo maior número de carros e veículos comerciais em 2021, com um total de 9,16 milhões de veículos fabricados”, diz. “Em dezembro de 2021, o presidente Joe Biden impôs uma nova ordem executiva que afirma que, até 2035, todos os novos veículos leves vendidos nos Estados Unidos devem ser veículos 100% totalmente elétricos, para ajudar nos problemas de mudança climática e poluição do ar no país”.

De resto, “o Japão é o terceiro maior fabricante de automóveis do mundo, com um total de 7,8 milhões de carros e veículos comerciais produzidos em 2021”, revela a pesquisa. “A participação de mercado do Japão diminuiu ligeiramente nos últimos anos, devido à nova concorrência na Coreia do Sul, China e Índia. A exportação de automóveis continua sendo a indústria mais lucrativa do país e faz parte de seu plano de recuperação para a crise económica da pandemia”, acrescenta.