Afinal a Mercedes-Benz vai continuar a produzir o Classe A

13/03/2024

A Mercedes tem sido excessivamente otimista sobre o aumento da popularidade dos veículos eletrificados, alegando que os híbridos e EVs representariam 50% de suas vendas até 2025.

 

No entanto, é pouco provável que tal aconteça, uma vez que o novo objetivo para 2024 é atingir apenas 21% do total de vendas. Perante a dura realidade, a marca de luxo alemã já não vai “matar” o seu carro a gasolina mais barato este ano como estava previsto.

O Classe A deveria ser descontinuado já em 2024, mas afinal o seu ciclo de vida foi prolongado até 2026, de acordo com a Autocar. No mês passado, o CEO Ola Kallenius admitiu que a paridade de preços entre carros com motor de combustão e modelos puramente elétricos ainda está “a muitos anos de distância”. O executivo referiu também que os clientes podem ver isso na diferença de preços entre um veículo a combustão e um veículo elétrico.

Assim, a Mercedes está a trabalhar numa nova família de automóveis compactos e estes também terão motores de combustão. O CLA, o CLA Shooting Brake, o GLA e o GLB passarão a utilizar uma plataforma MMA recentemente desenvolvida que irá suportar motores a gás, bem como unidades de tração totalmente elétricas. A empresa não disse uma palavra sobre se o hatchback Classe A, o sedan Classe A e o monovolume Classe B serão renovados, mas será uma hipótese. Sabemos que há planos para um SUV “Little G” com esta nova arquitetura.

A marca alemã pensa que os híbridos plug-in e os veículos elétricos representarão até 50 por cento do total de vendas até 2030. É uma grande mudança em comparação com uma projeção feita há alguns anos, quando a empresa disse que totalmente elétrica em alguns mercados até ao final da década.

Num documento preparado para os investidores, o construtor sediado em Estugarda afirma que está a “tomar as medidas necessárias para se tornar totalmente elétrico”, mas reconhece que “os clientes e as condições de mercado definirão o ritmo da transformação”.

Há sinais de que a proibição de venda de automóveis novos com emissões em 2035, imposta pela União Europeia, poderá não entrar em vigor. O diretor financeiro da Porsche, Lutz Meschke, disse recentemente que “há muitas discussões neste momento sobre o fim do motor de combustão. Penso que poderá ser adiado”. Se isso acontecer, o que não seria um grande choque, a era do ICE será prolongada”.