Aiways quer ser marca de exportação com foco na Europa

18/10/2024

O fabricante chinês de veículos elétricos Aiways pretende tornar-se numa marca apenas de exportação e está à procura de investimento para avançar com o plano.

 

A marca está em conversações com investidores para reiniciar a produção dos seus modelos existentes e desenvolver um novo automóvel elétrico acessível.

A Aiways interrompeu a produção automóvel no verão e tem estado a trabalhar na produção de teste dos seus modelos U5 e U6 EV à medida que as conversações com os investidores progridem.

O diretor de comunicações no exterior, Bernd Abel, disse à Reuters que “precisamos de um grande investimento e estamos confiantes de que o vamos conseguir”. A empresa necessita de financiamento para despesas operacionais e alguns custos de desenvolvimento, precisou.

A Aiways está à procura de financiamento junto de investidores chineses, mas também europeus. Se o conseguir, espera exportar entre 15.000 a 25.000 carros ainda este ano e atingir “números de seis dígitos” dentro de alguns anos. A marca já tem experiência na exportação, tendo vendido as suas viaturas em 16 mesracos europeus.

A Aiways enfrenta dificuldades financeiras que a obrigaram a interromper a produção, devido à grande concorrência no mercado dos automóveis elétricos que existe na China.

O setor automóvel chinês está sobrelotado, com 82 marcas de veículos elétricos, e enfrenta uma guerra de preços que reduziu as margens dos fabricantes de automóveis e forçou a saída dos mais fracos.

A Aiways faz parte de um grupo de empresas chinesas de veículos elétricos em dificuldades que suspenderam as suas atividades devido à fraca procura.

O fabricante de veículos elétricos pretende concentrar-se na Europa, por enquanto, devido à sua experiência nesses mercados, disse Bernd Abel à agência noticiosa.

Fundada em 2017, o fabricante de veículos elétricos tem entre os seus investidores a gigante da tecnologia Tencent, o grupo de transporte DiDi e o fabricante de baterias CATL.