Empresa especializada nos hábitos de consumo a J.D. Power elabora dos índices de fiabilidade automóvel mais exaustivos e rigorosos do mundo, mas o raio de ação dos seus analistas abrange vários departamentos da indústria. No seu estudo mais recente, a consultora analisou os websites de todos os construtores de automóveis, para eleger os melhores e piores.

Ferramenta cada vez mais importante para as marcas de automóveis, a página da internet é muitas vezes a porta de entrada na gama de um fabricante, sendo já possível realizar todo o processo de aquisição naquela plataforma, da configuração até à concretização da compra. Estabelecer o ranking dos mais práticos e intuitivos foi o objetivo de mais este estudo realizado nos EUA, e que deixa conhecer também as marcas que deixam a desejar neste capítulo.

E o site mais funcional é…

De acordo com a pesquisada da J.D. Power, a Alfa Romeo tem atualmente o melhor site automóvel de marcas, com um índice de satisfação médio de 724 pontos em 1000 possíveis, o significa uma subida de 13 pontos face à avaliação realizada há um ano.

A marca italiana do Grupo Stellantis lidera o ranking com mais seis pontos do que a BMW (749), sendo que a terceira marca desta lista comercializada na Europa é a Jaguar (741), com mais pontos do que a Porsche (737). A Audi fecha o ‘top5’, com 689 pontos.

O índice da satisfação das marcas ditas generalistas é inferior ao dos fabricantes premium, com 713 pontos num total de 1000. Na edição deste ano do estudo da J.D. Power, a Volkswagen (683 pontos) obteve a pior classificação, atrás de Ford (684), Hyundai (693), Nissan 705), Mini (708), Kia (712), Honda e Toyota (719).