A Self-Driving Coalition for Safer Streets, criada em 2016 pela Ford, Lyft, Uber, Volvo Cars and Waymo mudou de nome. Passou a designar-se Autonomous Vehicle Industry Association (AVIA). A mudança de nome visam também contribuir para a distinção entre veículos autónomos e assistidos pelo motorista.
Esta mudança de designação de uma aliança, que junta empresas do setor automóvel, tecnológicas e de ridesharing, reflete “a evolução da indústria de veículos autónomos e o papel destas organizações junto dos governantes e da sociedade”, lê-se em comunicado de imprensa.
Os veículos autónomos são uma oportunidade para melhorar a segurança rodoviária, bem como transformar a mobilidade, impulsionar as cadeias de distribuição, criar empregos e, ainda, reduzir as emissões. A AVIA vai continuar a alertar para as políticas que são necessárias implementar para tornar realidade os benefícios dos veículos autónomos”, disse o conselheiro geral da AVIA Ariel Wolf.
De referir que os veículos assistidos, self-driving, requerem algum controlo do condutor. Em oposição o veículo autónomo, como o nome diz, não necessita de qualquer intervenção humana, sabendo conduzir-se totalmente sozinho.
A AVIA recorda que, no ano passado, “40 mil americanos morreram nas estradas” e salienta que os veículos autónomos “podem ajudar a salvar vidas, uma vez que se elimina o “erro humano, a principal causa dos acidentes de viação”.AVIA acolhe a Navya entre os associados
A AVIA anunciou também a entrada de um novo membro, a Navya. A empresa está a construir veículos autónomos para transportar pessoas e mercadorias e tem já projetos-piloto em mais de 20 países.
“A Navya está contribuir para o desenvolvimento da tecnologia de veículos autónomos nos Estados Unidos da América. Atualmente, temos vários projetos no mercado dos EUA, que tem um forte potencial. Devemos trabalhar juntos, desde políticos a utilizadores de veículos, para moldar esta nova forma de transportar pessoas e mercadorias”, disse Sophie Desormière, CEO da Navya.
A associação é composta por empresas como Argo AI, Aurora, Cruise, Embark, Ford, Kodiak, Lyft, Motional, Navya, Nuro, TuSimple, Uber, Volvo Cars, Waymo e Zoox. Juntas exercem influência junto de reguladores, legisladores e da sociedade para mostrarem os benefícios dos veículos elétricos em termos sociais e de segurança.