A Bicicleta inspira-se nos desportivos da marca, é construída em fibra de carbono e produzida numa edição limitada a 110 unidades.
A Alpine, marca fundada em 1955 por Jean Rédélé, hoje no grupo Renault, dedicada a automóveis desportivos exclusivos, sustentada pela engenharia das equipas Alpine Racing na F1, atravessa momento empolgante da sua história, de olhos postos no futuro mas fiel ao legado desportivo, tanto nas estradas, como nas pistas de competição.
No salão automóvel de Paris, esta semana, a apresentação do espetacular concept Alpenglow representou precisamente esse reinício da Alpine, olhando para o futuro sustentável do desporto automóvel, com especial atenção para as emissões limpas (incluindo hidrogénio) em traçados de estrada e de corrida, com um design onde o condutor se integra com o cockpit.
Mas a herança de marca puramente desportiva estará presente numa gama muito diversificada de produtos. No certame parisiense , a Alpine também mostrou a Aircode DRS Alpine, uma bicicleta de alta gama inspirada no A110 R, espécie de ‘último dos moicanos’ com motor de combustão de 300 CV.
O modelo foi desenvolvido em parceria com as equipas de engenheiros da Lapierre, reputadíssima fabricante de bicicletas com mais de sete décadas de tradição, e estará disponível em edição limitada a apenas 110 unidades numeradas, nas mesmas cores do novo Alpine A110 R: Azul Racing mate para o chassis e Negro Profundo para os emblemas.
Na construção, as marcas recorreram a três tipos de fibra de carbono, para redução substancial no peso total do conjunto, como nos desportivos da marca.
Custa 9000€ e estará disponível a partir do dia 24 de outubro num conjunto de lojas selecionadas da Lapierre, com as primeiras entregas anunciadas para o início de 2023.