Publicidade Continue a leitura a seguir

Ambulância russa de oito rodas para salvamentos impossíveis

Publicidade Continue a leitura a seguir

Para socorrer feridos onde nenhum outro automóvel consegue chegar, e em condições climatéricas que impossibilitam o uso de meios aéreos, o monstro de oito rodas da Avtoros é a solução.

O Avtoros Shaman é um monstro de tração às oito rodas produzido na Rússia para excêntricos milionários interessados em partir à descoberta dos territórios mais inóspitos do país, preparado para enfrentar todo o tipo de terreno e as mais exigentes condições climatéricas, graças à original solução de quatro eixos e oito rodas, com suspensão independente por roda, e rodas direcionais nos dois primeiros eixos.

Com 6,3 metros de comprimento e quase 3 em altura, uma distância ao solo de 45 cm e capacidade de vau de 67 cm, o Shaman está preparado para atravessar cursos de água com a mesma naturalidade que acelera em estrada aberta, até porque dispõe de uma hélice que permite navegar a 7 km/h em caso de se afastar para ‘fora de pé’…

Já em terra firme, para mover as oito rodas, o gigante russo conta com um motor Iveco de 170 cv, o suficiente para garantir 70 km/h de velocidade máxima e capacidade para rebocar 4800 kg. Só o depósito de combustível ‘engole’ 270 litros, o que significa autonomia para cerca de 1200 quilómetros, já que o consumo médio nunca é inferior a 20 litros por cada 100 quilómetros.

Agora, os russos da Avtoros estão interessados em capitalizar as credenciais fora de série do Shaman, criando uma versão adaptada para o resgate médico que, segundo a companhia, pode assumir-se como a alternativa ideal e mais acessível aos helicópteros, que nem sempre podem atuar em função das condições climáticas. O Shaman 8×8 tem a capacidade de chegar ao não chegam outros veículos de todo-o-terreno, debaixo de fortes nevões, com vento muito forte ou em qualquer outra situação extrema.

O modelo de todo o equipamento de ponta para assistência médica, sistema de iluminação específico, lotação para quatro profissionais e espaço para transportar até dois pacientes.