A inteligência artificial (IA) vai ser utilizada pela Google para melhorar a utilização do Android Auto nos automóveis, nomeadamente na interpretação de mensagens de texto e na integração das respostas dos utilizadores.

Na sua procura por simplificar processos de utilização na condução, a Google está a integrar a inteligência artificial no Android Auto para que esta possa sumarizar as mensagens de texto e, até, responder às mensagens em nome do utilizador.

Esta novidade pode efetuar uma súmula de uma grande quantidade de mensagens, simplificando dessa forma a própria interpretação por parte do condutor, ditando-a para não o distrair durante da estrada.

A competência e o avanço tecnológico desta ferramenta poderá mesmo oferecer possibilidades de resposta rápida para que o condutor não tenha também de dispersar o seu processamento cognitivo do que está a acontecer na estrada. Outra possibilidade, recorrendo a uma app de navegação (como o Google Maps), é a partilha do tempo estimado de chegada (ETA) a um local quando alguém pergunta ao condutor a que horas chega, sendo assim mais intuitivo na resposta.

Estas funcionalidades deverão ser introduzidas gradualmente nos diversos sistemas, tendo sido reveladas em paralelo com o novo Samsung Galaxy S24, que beneficia da mais recente iteração do sistema Google e de novas competências de inteligência artificial.