Após 50 anos desaparecido, um dos mais famosos Hot Rod dos anos 60 foi encontrado

12/02/2024

Os Hot Rod são automóveis tipicamente americanos, modificados para uma potencial maior velocidade e aceleração, ainda que muitos sejam construídos apenas para exposição. Este movimento teve início nos anos 30 na Califórnia e foi uma evolução dos automóveis modificados da era da Lei Seca, ganhando maior ênfase no pós-Segunda Guerra Mundial. Grande parte dos automóveis base são Ford Model T, devido ao facto deste ter sido um dos modelos mais vendidos da história.

Durante os anos 60 começaram a surgir precisamente os Hot Rod de exposição, conhecidos por Show Rod, e um dos mais famosos foi designado de Uncertain-T, concebido entre 1960 e 1965 por Steve Scott com apenas 17 anos, com base num chassis modificado e uma carroçaria desproporcional produzida em fibra de vidro.

Este automóvel era presença assídua em diversos eventos durante vários anos, “desaparecendo do mapa” nos anos 70 sem deixar qualquer rasto. Após ter sido construída uma réplica em 2019, agora o original Uncertain-T foi encontrado e irá ser submetido a um profundo restauro pela Galpin Motors. Tem ainda presente o motor original com o qual foi construído em 1965, o Buick Nailhead V8 com injecção mecânica.

1
2
3
4
5
6