App Waze vai evitar acidentes na estrada

04/08/2023

Um dos sistemas de navegação mais usados em smartphones continua a evoluir para se tornar cada vez mais completo.

A aplicação de navegação Waze, uma da mais conhecidas e utilizadas por automobilistas em todo o mundo, já compatível com o sistema central de automóveis de vários fabricantes, ganhou uma funcionalidade de alerta para zonas de elevado risco de acidente.

A atualização, desenvolvida em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), mas que surgiu da iniciativa de um conjunto de editores voluntários, acrescentou ao mapa de Portugal 175 locais, vias ou troços perigosos, identificados com uma indicação visual e sonora com a frase: “Atenção! Zona de acidentes! Dê prioridade à vida!”.

Vida para além dos radares…

O Waze ganhou popularidade em vários países pela possibilidade que oferece de personalizar informações de trânsito e avisar outros utilizadores de problemas na estrada, desde filas a acidentes e até à presença de radares da polícia na estrada. Esta última, claramente uma das ferramentas mais apreciadas.

Mas app está em atualização contínua para tornar a navegação mais fácil e segura do que com sistemas convencionais, passou a disponibilizar a informação sobre qual a faixa de rodagem que o condutor deve ocupar à chegada a um cruzamento, na abordagem a uma rotunda ou em qualquer outra situação de mudança de direção.

O chamado ‘guia de faixa’, já disponível no Google Maps, não é a única funcionalidade prevista nesta atualização. A app também passa a poder avaliar e sugerir qual é a melhor hora para iniciar uma viagem, e alertando para potenciais atrasos nas rotas habitualmente introduzidas no sistema.