Publicidade Continue a leitura a seguir

Aptera 3 EV: mais barato e mais longe que qualquer elétrico

Publicidade Continue a leitura a seguir

Três rodas, dois lugares e mais de 1600 km de autonomia. O carro solar da Aptera promete acabar com um dos maiores handicaps dos automóveis elétricos convencionais: a chamada ansiedade de carregamentos. E, também por isso, já é um sucesso de vendas, antes mesmo de ser lançado.

Um dos carros elétricos mais revolucionários da atualidade, com mais de 20 mil reservas confirmadas, o carro solar da Aptera Motors permitirá, na versão de topo, mais de 1600 quilómetros com uma só carga, graças aos painéis fotovoltaicos com mais de 200 células que tem instalados na carroçaria, para recarregar as baterias em movimento ou quando está parado ao sol.

De acordo com o fabricante, o painel coletor solar principal com aproximadamente 3 m2 e 700W de capacidade pode gerar a energia necessária para percorrer todos os dias até 75 km.

Além de usar a luz solar como combustível suficiente para cumprir os trajetos costumeiros trabalho-casa, a bateria de 10kWh do Aptera pode ser carregada em tomadas domésticas (20 km por hora) ou num carregador rápido DC, que recupera 80 por cento da autonomia máxima em apenas uma hora.

O Aptera 3 EV mede 4,6 metros de comprimento e apresenta um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.13, caraterística que contribui decisivamente para a excelente eficiência.

O fabricante anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e 170 km/h de velocidade máxima.

A produção arranca ainda este ano e os preços começam nos 25.900 dólares, cerca de 24.100 euros.