Publicidade Continue a leitura a seguir

Ariel parte a loiça: Hipercar tem quatro motores elétricos e turbina a jato

Publicidade Continue a leitura a seguir

O pequeno construtor do Reino Unido com nome de marca de detergentes decidiu “partir a loiça” ao apresentar um dos elétricos mais radicais da atualidade.

A Ariel é uma empresa britânica, com sede em Crewkerne, Somerset, especializada no fabrico de desportivos para conduzir em todo o tipo de terrenos, que conseguiu fama e sucesso à custa do radical Atom, mas rapidamente diversificou a sua oferta com o lançamento de um novo modelo, o Nomad, mais focado para a condução em todo-o-terreno. Agora, o pequeno construtor do Reino Unido com nome de marca de detergentes decidiu “partir a loiça” e apresentar o seu projeto mais exclusivo e extremo de sempre, o Hipercar.

Trata-se de “hiper-elétrico” de conceção ultraleve em alumínio e fibra de carbono, equipado com quatro motores elétricos, um por cada roda com 299 cv e 450 Nm. Contas feitas, o novo Ariel debita qualquer coisa como 1196 cv e 1800 Nm de binário máximo, o suficiente acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 2 segundos e chegar disparado aos 193 km/h (120 mph) em só 3,5 segundos…!

Depois, para quem pensa em “voos” mais altos, o Ariel Hipercar ainda pode surgir equipado com uma turbina a gás com 48 cv e capaz de fazer 110.000 rpm, desenvolvida com a ajuda Cosworth, para carregar baterias em movimento.

O Ariel de 1200 cv é ainda um protótipo, mas a sua produção está já confirmada em edição limitada a 50 ou 100 carros por ano, por preços acima de 1 milhão de euros.