A Renault convidou a designer Sabine Marcelis a recriar o Twingo original para os dias de hoje.

Lançado oficialmente em 1993, o Twingo marcou uma época com um design que era tão cativante quanto inesperado. A Renault apresentava muito mais do que um carro, mas todo um conceito sonhado pelo diretor de projeto Yves Dubreil e pelo designer Jean-Pierre Ploué, concebido como um pequeno monovolume com “cara de sapo”, para enfrentar os desafios da condução urbana com um sorriso.

Trinta anos depois, o nome Twingo continua vivo. Mas, em jeito de celebração do original, a Renault convidou a designer e artista holandesa, Sabine Marcelis, vencedora do prémio ELLE DECO International Designer of the Year, e uma das profissionais mais influentes do mundo, a recriar o clássico francês.

A ideia era transpor para o carro a técnica reconhecida pelo uso de formas minimalistas, transições de cores e materiais como vidro ou resina.

E daí nasceu este showcar elétrico Twingo, um modelo único que defende um retorno ao essencial. A escolha dos materiais, alternando entre vivacidade e transparência, cria um jogo de luz impactante.

O Twingo especial ganhou painéis de carroçaria transparentes, mostrando a estrutura por baixo. Os faróis foram convertidos em luzes LED, assim como os característicos indicadores de mudança de direção montados no para-choque, unidos por uma faixa iluminada. O resenhado emblema da Renault e os espelhos retrovisores finos são outros destaques.

“Trabalhar num carro tão icónico e popular foi um verdadeiro desafio, especialmente devido à escala do projeto. Inspirei-me na ideia de criar o inesperado através das interações entre a luz e a materialidade”, comentou Marcelis.