Astra ST Electric: A carrinha da Opel ganha nova vida

04/03/2024

Antes do gosto generalizado pelo formato SUV, os portugueses tiveram uma paixão por um tipo de carroçaria em particular: a station wagon ou carrinha. A Opel sabe disso muito bem, sobretudo quando refere que sessenta porcento das vendas do modelo Astra são na versão Sports Tourer.

 

Este tipo de veículo não é uma novidade para a marca, já os fabrica desde 1953. Chamava-se Olympia Record Caravan, e foi criado para ser um meio de transporte familiar e versátil, em que o slogan da altura dizia: “Prático e Bonito”. O novo Astra Sports Tourer Electric pega no conceito e atualiza-o para a época da eletrificação. Com um design vencedor do prémio Red Dot Award, a frente do novo Astra é dominada pelo “Visor”, um elemento horizontal que integra elegantemente a iluminação e os componentes tecnológicos como o radar e sensores.

A marca alemã está inserida no universo Stellantis, e naturalmente, recorreu à plataforma multi-energia do grupo para disponibilizar ainda propulsões Diesel, gasolina e híbrida plug-in. Situação que irá mudar em 2025, quando todos os novos modelos terão apenas motorizações totalmente elétricas.

Na versão 100% elétrica, a tração dianteira é fornecida por um motor colocado na frente, capaz de produzir 156 cv e 270 Nm de binário. A energia provém de uma bateria de 54 kWh colocada debaixo do piso dos bancos dianteiros e de trás. A solução encontrada melhora a rigidez torcional em 31%, e não interfere com a habitabilidade para os ocupantes da fila traseira, nem com o tamanho da bagageira que disponibiliza 516 litros, e sobe para 1 533 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A autonomia anunciada pela Opel é de 413 km (WLTP) em ciclo misto, e a bateria pode ser carregada numa wallbox doméstica a 11 kW AC ou num carregador rápido até 100 kW DC, demorando 30 minutos entre os 0 e os 80%.

Na apresentação nacional, os representantes da marca mostraram-se orgulhosos pelo objetivo atingido de o peso da versão elétrica ser 1760 kg, exatamente o mesmo da versão híbrida plug-in.

No breve contato dinâmico ficámos bem impressionados com um design limpo no interior, com o painel de instrumentos e o ecrã de info-entretenimentos tátil, unidos, a formarem o que a marca designa como “Pure Panel” orientado para o condutor, onde destacamos a conetividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Existem três modos de condução disponíveis: Eco (108 cv e 220 Nm), Normal (136 cv, 250 Nm) e Sport (156 cv e 270 Nm), que permitem gerir o desempenho em função do tipo de condução e autonomia pretendidos. E um modo de regeneração mais intenso identificado como “B”, mas que não chega a poder ser utilizado num estilo de condução apenas com o pedal do acelerador, ou “one pedal”. A marca anuncia 9,3 segundos dos 0-100 km/h, e uma velocidade máxima limitada aos 170 km/h.

Os bancos da frente pareceram-nos confortáveis, nos cerca de 50 quilómetros que percorremos. Pudemos confirmar o esforço complementar que a Opel fez no isolamento de ruídos vindos do exterior, ao equipar o Astra Electric com vidro duplo no para-brisas e vidros da frente.

O Astra Sport Tourer Electric já pode ser encomendado por um preço inicial de 41 070 euros com entrega prevista entre Abril e Maio deste ano. Existem ainda propostas de renting de 399 euros por mês para particulares e 420 euros para empresas.