Este tipo de veículo não é uma novidade para a marca, já os fabrica desde 1953. Chamava-se Olympia Record Caravan, e foi criado para ser um meio de transporte familiar e versátil, em que o slogan da altura dizia: “Prático e Bonito”. O novo Astra Sports Tourer Electric pega no conceito e atualiza-o para a época da eletrificação. Com um design vencedor do prémio Red Dot Award, a frente do novo Astra é dominada pelo “Visor”, um elemento horizontal que integra elegantemente a iluminação e os componentes tecnológicos como o radar e sensores.
A marca alemã está inserida no universo Stellantis, e naturalmente, recorreu à plataforma multi-energia do grupo para disponibilizar ainda propulsões Diesel, gasolina e híbrida plug-in. Situação que irá mudar em 2025, quando todos os novos modelos terão apenas motorizações totalmente elétricas.
Na versão 100% elétrica, a tração dianteira é fornecida por um motor colocado na frente, capaz de produzir 156 cv e 270 Nm de binário. A energia provém de uma bateria de 54 kWh colocada debaixo do piso dos bancos dianteiros e de trás. A solução encontrada melhora a rigidez torcional em 31%, e não interfere com a habitabilidade para os ocupantes da fila traseira, nem com o tamanho da bagageira que disponibiliza 516 litros, e sobe para 1 533 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A autonomia anunciada pela Opel é de 413 km (WLTP) em ciclo misto, e a bateria pode ser carregada numa wallbox doméstica a 11 kW AC ou num carregador rápido até 100 kW DC, demorando 30 minutos entre os 0 e os 80%.Na apresentação nacional, os representantes da marca mostraram-se orgulhosos pelo objetivo atingido de o peso da versão elétrica ser 1760 kg, exatamente o mesmo da versão híbrida plug-in.
No breve contato dinâmico ficámos bem impressionados com um design limpo no interior, com o painel de instrumentos e o ecrã de info-entretenimentos tátil, unidos, a formarem o que a marca designa como “Pure Panel” orientado para o condutor, onde destacamos a conetividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
Existem três modos de condução disponíveis: Eco (108 cv e 220 Nm), Normal (136 cv, 250 Nm) e Sport (156 cv e 270 Nm), que permitem gerir o desempenho em função do tipo de condução e autonomia pretendidos. E um modo de regeneração mais intenso identificado como “B”, mas que não chega a poder ser utilizado num estilo de condução apenas com o pedal do acelerador, ou “one pedal”. A marca anuncia 9,3 segundos dos 0-100 km/h, e uma velocidade máxima limitada aos 170 km/h.
Os bancos da frente pareceram-nos confortáveis, nos cerca de 50 quilómetros que percorremos. Pudemos confirmar o esforço complementar que a Opel fez no isolamento de ruídos vindos do exterior, ao equipar o Astra Electric com vidro duplo no para-brisas e vidros da frente.