Até quando os automóveis elétricos vão ser mais caros?

10/09/2023

Estudo revela que a paridade de preços entre modelos elétricos e térmicos não está ao virar da esquina…

À medida que a questão ambiental se torna mais relevante para os cidadãos, os veículos elétricos parecem começar a ser os eleitos para uma nova geração de condutores, mas os seus preços elevados continuam a ser o principal entrave à transição para um automóvel com zero emissões locais. E os consumidores parecem indicar que, para apostarem na mobilidade elétrica, aguardam que as viaturas passem a ser financeiramente acessíveis. Mas para quando a paridade de custos entre os veículos eletrificados e os automóveis com motor de combustão interna?

Estudo recentemente publicado pela Gartner indica que os elétricos vão ter preços equilibrados em 2027.

Os analistas daquela reputada consultora estimam que o preço médio de um BEV atinja a paridade com os veículos ICE de tamanho e configuração semelhantes dentro de quatro anos, o que representará então o “empurrão” definitivo para um cenário de massificação da tecnologia.

Contudo, o mesmo levantamento informa que até 2030 a produção de energia e a capacidade da rede continuarão a ser duas condicionantes para o aumento das vendas de carros elétricos.

De acordo com o relatório da Gartner as vendas de carros elétricos este ano devem atingir quase 15 milhões de unidades, estimando-se aumento ainda mais significativo em 2024.