Ativistas vandalizam Tesla Model X em protesto… contra os motores de combustão

11/01/2024

Proprietário de um Tesla Model X deparou com os pneus do seu carro vazios e um aviso: “Atenção: o seu bebedor de gasolina mata”!

Ativistas climáticos em todo o mundo declararam guerra aos automóveis com motores de combustão. O problema é identificá-los. Que o diga mais o proprietário de um SUV no Reino Unido, que foi alvo de um ataque do grupo de ativistas climáticos denominado “Tyre Extinguishers”, conhecido por vandalizar este tipo de automóveis de maior porte contra o impacto nefasto dos gases expelidos pelos seus gastadores motores de combustão. Pormenor, o veículo, neste caso, era um Tesla Model X, que ficou com os pneus em baixo e no qual foi deixado um folheto no para-brisas com o seguinte aviso: “Atenção: o seu bebedor de gasolina mata”…

Como não dispõe de rodas de substituição, foi necessário recorrer a um reboque, movido a gasóleo, para transportar o elétrico até à oficina mais próxima…

SUV é SUV, dizem ativistas

O incidente tornou-se viral nas redes sociais no Reino Unido, e também já motivou reação oficial do grupo de ativistas, que escreveu: “Esvaziámos um ou mais dos seus pneus. Fizemos isso porque conduzir o seu veículo SUV tem enormes consequências. Os SUV são a segunda maior causa do aumento das emissões de CO2 na última década, mais do que a indústria da aviação. Os SUV causam mais poluição do ar na sua vizinhança do que os carros menores. Os SUV também têm maior probabilidade de matar pessoas em colisões”.

Numa outra publicação nas redes sociais, o grupo escreveu: “Carros elétricos são um jogo justo. Não podemos eletrificar a nossa saída da crise climática. O perigo para outros utentes da estrada ainda existe, tal como a poluição atmosférica (a poluição PM 2,5 ainda é produzida a partir de pneus/pastilhas de travão).

Uma criança morta por um SUV não se importa se é elétrico ou a gasolina”.