Audi abandona desenvolvimento de novos motores a gasolina e Diesel

17/03/2021

A eletrificação, à boleia do anúncio de normas de emissões de gases de escape cada vez mais restritivas, não para de ganhar adeptos. E a Audi acaba de engrossar o grupo de construtores que vão privilegiar a tecnologia, prometendo apenas mais uma geração de mecânicas de combustão interna.

Em entrevista aos especialistas do Automobilwoche, Markus Duesmann, o CEO da Audi, revelou que a marca dos quatro anéis vai abandonar o desenvolvimento de novos motores a gasolina e Diesel. “Não iremos desenvolver novos motores a combustão, mas iremos adaptar os motores a combustão interna atuais de acordo com as novas normas de emissões”, afirmou, assumindo o foco nos modelos 100% elétricos.

De acordo com aquele responsável, no fabricante de Ingolstadt reconhecem-se os benefícios ambientais da entrada em vigor das restritivas normas Euro 7, mas também o enorme desafio do ponto de vista técnico que representam para a indústria automóvel. Assim, a decisão de descontinuar gradualmente a sua oferta de motores térmicos, que substituirá gradualmente por motores com vários níveis de eletrificação.

Até 2025, a Audi quer ter 20 modelos elétricos no seu catálogo, para tornar-se numa marca apenas dedicada a modelos elétricos em 2030.

Com o Q4 e-tron, o primeiro da marca na plataforma MEB, Duesmann espera alcançar novos grupos de clientes, sublinhando que será “acessível para muitas pessoas e a entrada na e-mobilidade da Audi”. “Vai vender bem e gerar números significativos”, avisa.