Audi cria 500 novos empregos para a mobilidade elétrica

11/07/2023

Estudo da Associação Europeia de Instaladores Elétricos (European Association of Electrical Contractors) em 2019, sobre o impacto no emprego resultante de uma mudança para veículos elétricos, revelava que a mobilidade elétrica vai criar, até 2030, mais do dobro de novos empregos que o número que será perdido com o desaparecimento dos automóveis com motores de combustão interna. De lá para cá, outros analistas têm desenvolvido projeções em sentido contrário, embora as notícias continuem a dar sinais de evolução.

Agora, foi a Audi a anunciar a criação de 500 novos postos de trabalho na área da mobilidade elétrica na sua sede em Ingolstadt, com o início da produção da série Q6 e-tron, baseada na Premium Platform Electric (PPE).

“Com 500 postos de trabalho adicionais para a produção do nosso novo Q6 e-tron totalmente elétrico, estamos a mostrar que a nossa transição para a mobilidade elétrica é um motor para a criação de empregos. Ao garantir um elevado volume de emprego e novos postos de trabalho, a eletrificação aumentará a segurança de emprego nas nossas instalações alemãs”, afirma Xavier Ros, Diretor de Recursos Humanos da Audi. É por isso que a Audi também está a considerar no processo de candidatura os colaboradores temporários que já trabalham em Ingolstadt.

Além de criar empregos especificamente para a mobilidade elétrica, a transformação das equipas é uma parte essencial da transição da Audi para a mobilidade elétrica. “Os nossos colaboradores que continuam a ganhar qualificações e a reinventar-se profissionalmente é o que torna possível a transição para a mobilidade elétrica”, acrescenta Ros. Para este fim, a Audi oferece inúmeras oportunidades de formação e desenvolvimento para os colaboradores. O foco está em desenvolver e qualificar os funcionários existentes para novas tarefas. Nos últimos 18 meses, a Audi qualificou cerca de 8.300 funcionários da Produção, Desenvolvimento Técnico e Vendas em Ingolstadt antes do lançamento da série Q6 e-tron. Só em 2022, a AUDI AG investiu cerca de 150 milhões de euros na formação e desenvolvimento dos seus colaboradores. E na Audi Hungaria em Gyor, onde é feito o trem de força elétrico para o Audi Q6 e-tron, cerca de 2.000 colaboradores também têm sido treinados para eletrificação desde 2022.