Na nova era da indústria automóvel, as atualizações de software ganham cada vez mais importância, com a Audi a anunciar que a mais recente atualização para a gama Q4 e-tron traz consigo uma melhoria no software de carregamento e permite maior personalização.

A marca alemã está a atualizar todos os seus Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback desde o início da produção até agora, com os modelos a receberem a versão de software 3.2 que introduz a capacidade de futuras atualizações ‘over the air’ para maior facilidade.

Um dos pontos mais importantes deste update é o de melhoria do carregamento, com a função ‘Preferred charging time’ a ser introduzida para ajudar os clientes a carregarem em casa quando dispõem de tarifas bi-horárias, por exemplo. O pré-condicionamento do interior é também melhorado com recurso à eletricidade da rede quando o veículo está ligado à tomada, por exemplo, uma wallbox ou um ponto público de carregamento. Assim evita tirar energia à bateria do veículo.

A gestão térmica do sistema foi também melhorada para otimizar o consumo tendo em conta a temperatura do exterior e o estado de carga da bateria quando a acondiciona em antecipação a um carregamento. Graças também a uma melhoria no sistema de controlo, a potência de carregamento em CC aumenta para os 135 kW. A função de proteção da bateria pode ser ativada para parar o carregamento automaticamente quando atinge os 80% do estado de carga.

A funcionalidade Plug & Charge passa a funcionar também nestes modelos com o recurso a um contrato de serviços de carregamento da Audi. Nos postos de carregamento compatíveis, o veículo autoriza e ativa a estação automaticamente quando o cabo é ligado.

Ainda no capítulo do software, os utilizadores podem agora planear uma rota na aplicação myAudi e enviá-la para o sistema de navegação do veículo, podendo agora também salvar os dados das viagens recentes e memorizar o local onde o modelo foi estacionado.

No que diz respeito à personalização, a Audi permite agora que os clientes possa personalizar um pouco mais o interior do Q4 e-tron através de iluminação ou de imagens de fundo do ecrã central carregadas pelo próprio utilizador. A Alexa passa também a estar integrada para permitir ouvir música ou executar outras funções.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.