Audi Q6 e-tron com tecnologia que divide a bateria ao meio

21/03/2024

Se uma estação de carregamento funcionar com tecnologia de 400 volts, o Audi Q6 e-tron pode permitir o carregamento da bateria de 800 volts, “dividindo-a” automaticamente em duas baterias com a mesma tensão, que podem ser carregadas em paralelo até 135 kW.

 

A Audi desvendou o Q6 e-tron, sendo o primeiro modelo de produção a assentar na Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto com a Porsche, e estando dotado da nova arquitetura eletrónica E3 1.2. Com a gama Q6 e-tron, a mobilidade elétrica sai também pela primeira vez da histórica fábrica de Ingolstadt.

A COMERCIALIZAÇÃO VAI ACONTECER A PARTIR DO VERÃO

A PPE foi desenvolvida em conjunto com a Porsche e o Q6 e-tron sustenta a promessa da Audi em oferecer veículos elétricos nos principais segmentos até 2027.

A bateria de iões de lítio é nova, composta por doze módulos e 180 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 úteis), assegurando uma autonomia de até 784 km.

O novo Audi Q6 e-tron garante uma potência de 285 kW (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 19,4-17,0, no ciclo WLTP) e o SQ6 e-tron debita uma potência de até 380 kW quando ativada a função overboost (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 18,4-17,5, no método WLTP).

Três versões

No lançamento no mercado, estarão disponíveis duas variantes de modelos com tração integral, seguidas por uma motorização com tração traseira concebida para uma autonomia superior, que irá marcar a entrada da gama Q6 e-tron: o Q6.

O Q6 e-tron quattro acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos e atinge 210 km/h. O SQ6 e-tron precisa de 4,3 segundos e tem uma velocidade máxima de 230 km/h.

Graças à tecnologia de 800 volts e a uma capacidade de carga máxima de 270 kW de série, são possíveis paragens de carga curtas com o Audi Q6 e-tron. Segndo a marca, até 255 km podem ser recarregados em apenas dez minutos numa estação de carregamento adequada (High Power Charging, HPC). O estado de carga aumenta de 10% para 80% em cerca de 21 minutos.

Forma inovadora de carregamento

Equipado com o Plug & Charge, o veículo liga-se a estações de carregamento compatíveis e inicia o processo de carregamento de modo totalmente automático. Se uma estação de carregamento funcionar com tecnologia de 400 volts, o Audi Q6 e-tron pode, pela primeira vez, permitir o carregamento da bateria de 800 volts, “dividindo-a” automaticamente em duas baterias com a mesma tensão, que podem ser carregadas em paralelo até 135 kW. Dependendo do estado de carga, as duas metades da bateria são primeiro equalizadas e depois carregadas simultaneamente. O carregamento AC até 11 kW é possível em carregadores domésticos normais.

A marca refere que cerca de 95% de todas as situações de travagem do dia a dia podem ser aproveitados para regenerar energia. O Audi Q6 e-tron recupera até 220 kW.

O Audi Q6 e-tron apresenta um comprimento de 4.771 milímetros, uma largura de 1.993 milímetros e uma altura de 1.648 milímetros. A distância entre eixos deste SUV para cinco pessoas é de 2.899 milímetros, apostando com isso no espaço para as pernas na segunda fila de bancos.

A bagageira oferece 526 litros para arrumação e, mediante o rebatimento do banco traseiro, o espaço aumenta para 1.529 litros – os bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente (40:20:40). Estão disponíveis mais 64 litros de arrumação no porta-bagagens dianteiro, sob o capot – um local conveniente para arrumar malas de viagem mais pequenas, por exemplo.

O sistema de iluminação, nova geração OLED, tem a particularidade de comunicar com os outros utentes da estrada: atrás, numa situação de perigo, os Stops exibem um triângulo de perigo.

O MODELO TERÁ COMO CONCORRENTE O TESLA MODEL Y.