Audi trabalha em e-tron de segmento C com mais de 600 km de autonomia

10/03/2024

Futuro elétrico de segmento C da Audi utilizará uma plataforma que permitirá alojar um pack de baterias capaz de superar 600 km de autonomia.

 

A Audi está a trabalhar num veículo elétrico abaixo do Q4 e-tron, um modelo de dimensões semelhantes ao A3, ainda que a designação a atribuir possa ser A2 e-tron, não sendo de descartar a hipótese de ser um crossover, o que abriria caminho a um Q2 e-tron.

De acordo com a Automobilwoche, se se confirme a utilização de uma carroçaria SUV, a gama poderá ser dividida em duas variantes: uma mais convencional e outra do tipo “coupé” Sportback, uma diferenciação que já existe nos demais SUV da marca, designadamente Q4 e-tron/Q4 Sportback e-tron e o futuro Q6 e-tron/Q6 Sportback e-tron.

Este modelo elétrico de segmento C, que poderá ter 4,5 metros de comprimento, será desenvolvido a partir da plataforma MEB+ (também apelidada de MQB Evo) que poderemos vir a encontrar no futuro Volkswagen ID. Tiguan.

Graças à utilização desta arquitetura, este veículo Audi ultrapassará os 600 km de autonomia no ciclo de homologação WLTP de autonomia.

A Automobilwoche refere que estas informações foram avançadas pelo responsável da Audi, Gernot Döllner, numa reunião de trabalho, em Ingolstadt, sendo um sinal de que o projeto se mantém em pé, ainda que dele se tenha deixado de falar desde a saída do então diretor da Audi, Markus Duesmann, no verão passado.

Relativamente à atual plataforma MEB, a MEB+ incorporará várias melhorias importantes: uma eficiência otimizada em 10%, uma capacidade de aceleração de 0-100 km/h inferior a 5 segundos nas suas versões de maior desempenho e tempos de carregamento (10-80%) de aproximadamente 21 minutos.

Não há indicações precisas sobre a data de lançamento, mas será entre 2025 e 2026.