O programa iniciar-se-á pelas 16 horas, em frente do Museu dos Coches, estando prevista a chegada de Sua Excelência o Presidente da República para as 16h30. Posteriormente, será apresentado o Panhard & Levassor, o primeiro automóvel que entrou em Portugal, em 1895, agora de novo pronto para a estrada, e cheio de histórias para contar. Quando chegou a Portugal, em Outubro desse mesmo ano, suscitou desde logo a dúvida sobre a taxa aduaneira a aplicar a tão estranho veículo, que acabou por ser classificado como máquina movida a vapor.
Importado pelo Conde d’Avillez, foi não só o primeiro automóvel a circular no País, como o protagonista do primeiro acidente de viação ao atropelar um burro, na viagem inaugural entre Lisboa e Santiago do Cacém, de onde D. Jorge d’Avillez era natural. O dono do burro recebeu então a significativa quantia de dezoito mil réis a título de indeminização, o triplo do valor de um burro naquela época.
Em 1954 foi doado ao ACP pela família Garrido, tendo o restauro ficado concluído em 1961. Ficou durante muitos anos em exposição no ACP na Rua Gonçalo Cristóvão e posteriormente no Museu dos Transportes e Comunicações do Porto.
Mais informações acerca desta importante efeméride na página do ACP Clássicos.
