A InoBat Auto revelou ao mundo a sua primeira bateria ‘inteligente’ para automóveis, sendo resultado de uma combinação de inteligência artificial (IA) e de tecnologia de alto rendimento (HTP), o que permitiu reduzir o seu tempo de desenvolvimento e, simultaneamente, aumentar a sua eficiência e sustentabilidade em termos de materiais.

O anúncio foi feito pelo CEO e cofundador da InoBat, Marian Bocek, que destacou os avanços conseguidos pela sua empresa no tempo de apenas um ano, que foi o período gasto no desenvolvimento dessa nova bateria.

“Nenhum outro produtor de células de baterias tem a tecnologia para descobrir e demonstrar a química das baterias de forma tão rápida. A InoBat pode fornecer aos seus clientes a ‘melhor’ resposta”, afirmou Bocek.

A abordagem tecnológica da InoBat para produzir baterias para veículos elétricos permite-lhe, então, desenvolver unidades mais eficazes e eficientes de forma mais rápida, prometendo uma melhoria de autonomia em quase 20% face aos melhores componentes disponíveis na atualidade. Esta tecnologia permite, ainda, reduzir a sua independência do cobalto, ao mesmo tempo que incrementa a densidade energética para um objetivo de 330 Wh/kg e 1100 Wh/I no final de 2023. A ambição a longo prazo da InoBat é remover o níquel das suas baterias e desenvolver tecnologias de ânodos para chegar ao objetivo de 500 Wh/kg.

A companhia está a desenvolver o seu primeiro centro de pesquisa e produção em Voderady, na Eslováquia, estimando o início da produção das suas baterias para 2021. Ao mesmo tempo, está a avançar com o seu plano para construir uma Gigafábrica de 10 GWh no valor de mil milhões de euros com potencial para fornecer até 240.000 baterias automóveis em 2025.

Esta revelação surge dias depois de anunciar uma contratação de peso para o seu departamento de visão estratégica de eletrificação, o antigo CEO da Aston Martin, Andy Palmer.