A chinesa CATL mantém o estatuto de nº 1 mundial, ainda sem empresas europeias no ‘top10’.
Pelo quinto ano consecutivo, a Chinese Contemporary Amperex Technology (CATL) confirma o estatuto de líder no fabrico de baterias para automóveis elétricos e híbridos. De acordo com o relatório publicado pela empresa sul-coreana SNE, a gigante chinesa é a maior fornecedora do mundo, com 32,6% de todas as baterias instaladas em 2021.
De acordo com o mesmo estudo, a LG Energy Solutions ocupa a segunda posição do ranking, beneficiando do crescimento das vendas do Tesla Model Y fabricado na China e das boas performances comerciais dos modelos Volkswagen ID.4 e Ford Mustang Mach-E.
A japonesa Panasonic encerra o pódio, garantindo mais de 12% do mercado atual.
Já as fortes vendas do Hyundai Ioniq 5, Kia Niro EV e EV6 foram responsáveis pela maior subida registada no ‘top10’ dos maiores fabricantes de baterias, pertencente à coreana SK On, com quota de 5,6%.
A Samsung SD aparece no 6.º lugar do ranking (4,5% do total de baterias instaladas), à boleia dos bons números de vendas de Fiat 500, Jeep Wrangler PHEV e BMW iX, a compensarem a travagem forte nas vendas do Volkswagen e-Golf, também equipado com baterias da empresa coreana.
Segundo dados do SNE, a quantidade total de energia das baterias para veículos elétricos registados em todo o mundo foi de 296,8 GWh; mais do dobro que em 2020.
Fornecedor/Baterias instaladas em 2021 (%)
- CATL(CHINA) 32,6 %
- LG ENERGY SOLUTION (COREIA DO SUL) 20,3 %
- PANASONIC (JAPÃO) 12,2 %
- BYD (CHINA) 8,8 %
- SK ON (COREIA DO SUL) 5,6 %
- SAMSUNG SDI (COREIA DO SUL) 4,5 %
- CALB (CHINA) 2,7 %
- GOTION HIG-TECH (CHINA) 2,1 %
- AESC (JAPÃO) 1,4 %
- SVOLT (CHINA) 1 %
Fonte: SNEresearch