Letónia vai endurecer as medidas contra a condução sob efeito do álcool. Plano é doar os carros apreendidos ao exército ucraniano…
Beber e conduzir é uma das piores combinações possíveis e ultrapassar a taxa de alcoolemia permitida é uma das mais graves e perigosas infrações previstas pelo Código da Estrada (CE), com coimas e penalizações já extremamente pesadas para os automobilistas. Mas há quem queira apertar ainda mais o cerco aos infratores.
Na Letónia, já foi aprovada a proposta de lei que prevê doar à Ucrânia todos os carros apreendidos a condutores alcoolizados no decurso de operações Stop.
Naquele país na costa do Mar Báltico, um condutor que apresente uma taxa de álcool no sangue superior a 1,5 g/litro terá o seu veículo imediatamente confiscado, tornando-se a viatura propriedade da Agência de Receitas do Estado, para ser depois vendida em leilões promovidos pelo próprio Ministério das Finanças.
Com a nova proposta, os cerca de 250 veículos confiscados por ano na Letónia passariam a ser entregues diretamente ao exército ucraniano, sem qualquer custo associado.
De acordo com a LSM News, o número de viaturas apreendidas por condução sob efeito do álcool tem aumentado significativamente, o que levou o executivo do primeiro-ministro letão, Krišjānis Kariņ, a estudar uma fórmula alternativa para endurecer as medidas de combate.