Estradas inteligentes, com linhas de marcação de tinta com fotoluminescência para ver no escuro.
A ideia de ter estradas com marcações iluminadas não é original, mas não são muitas as aplicações conhecidas do sistema de linhas de orientação que brilham no escuro para aumentar a segurança e ajudar os condutores a manterem a trajetória.
O exemplo mais recente vem do estado de Victoria, o segundo mais populoso da Austrália, onde arrancaram os testes dos primeiros troços marcados com linhas de tinta com fotoluminescência (absorve a luz durante o dia e brilha durante oito horas à noite) desenvolvida pela empresa “Tarmac Linemarking”.
De acordo com as autoridades locais, a tecnologia de estradas inteligentes vai melhorar muito as condições de segurança em momentos diferentes da condução, “na aproximação a curvas, cruzamentos ou entroncamentos”, melhorando inclusivamente o tempo de reação dos automobilistas.
As linhas de marcação com brilho estarão em mais de 70 estradas naquela região, que também já utiliza pavimento para peões com iluminação LED, que muda de cor de acordo com a luz dos semáforos. O projeto está inserido num programa especial para a segurança rodoviária, que prevê um investimento de cerca de 160 milhões de euros em técnicas inovadoras que permitam reduzir os índices de sinistralidade.
A Tarmac Linermarking vai mais longe e afirma que “a tecnologia seria um produto excecional para peões e vias para bicicletas, sinalização para barcos e muitas outras aplicações».