Protótipo digital, inspirado no Série 2 Coupé atual e em concept elétrico de 1972, não tem qualquer ligação à BMW. Mas potencial não lhe falta…

 

A BMW está hoje na linha da frente da eletrificação do automóvel, mas precisamos recuar ao início da década de 70 para encontrar os primeiros projetos do construtor bávaro em direção à democratização da tecnologia de “emissões zero”. Mais precisamente a 1972, ano em que a marca de Munique apresentou a sua primeira abordagem mais séria à eletromobilidade, com o protótipo 1602 Elektro-Antrieb, com base no popular BMW 1602.

O “estudo” foi apresentado nos Jogos Olímpicos de Munique, servindo para o transporte de algumas personalidades na organização de várias provas durante a realização do evento desportivo. Tecnicamente, o modelo dispunha de unidade elétrica a debitar 43 cv montado à frente, no lugar do motor de combustão, para enviar potência às rodas traseiras. As prestações não eram fantásticas – 0-50 km/h em 8 segundos e velocidade limitada a 100 km/h –, muito menos a autonomia, que rondava os 30 quilómetros entre carregamentos, mas o tiro de partida para a corrida à eletrificação estava dado…

O 1602 Elektro-Antrieb nunca chegou a ser produzido, mas representa um marco importante na história recente do construtor alemão, que o famoso designer digital, David Obendorfer, quis homenagear com este BMW 02 Reminiscence Concept.

O protótipo virtual, inspirado no Série 2 Coupé atual, respeitando as traves mestras do design do modelo original de 1972, não passa de um projeto pessoal de David, sem qualquer ligação oficial à BMW ou pretensões a chegar às linhas de montagem.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.