BMW com frentes polémicas? Espere até ver o “Mercedes chinês”…

30/10/2022

O CEO da chinesa Zeekr assumiu o sonho antigo de “fazer carros como a Mercedes” e criou marca exclusiva para perseguir esse ideal de qualidade, sofisticação e requinte. Menos na imagem…

A Zeekr não é apenas mais um construtor chinês de automóveis com potencial, trata-se de uma nova marca 100% elétrica no catálogo da Geely, consórcio chinês que detém a Volvo e a Polestar, é dono da Lotus e tem uma participação na Daimler. Aponta ao segmento premium do mercado, cumprindo o objetivo de Li Shufu, CEO da companhia, de um dia “fazer carros como a Mercedes”.

Os clientes chineses associam a Geely à imagem de fabricante tradicional, sem a aura tecnológica de uma Tesla. E a Zeekr, com a sua gama de modelos com base na moderna plataforma SEA (Sustainable Electric Architecture), procura colmatar essa lacuna. Para já, com sucesso. O gigante empresarial foi obrigado a incrementar a capacidade de produção para dar resposta à procura inesperada do 001, automóvel a meio caminho entre uma berlina e o formato Shooting Brake, que deverá chegar a outros mercados mundiais em 2023.

E já há novo modelo na calha. Chama-se 009, estará disponível de série com seis lugares na configuração de 2+2+2 bancos, e com portas deslizantes para aceder às duas filas posteriores.

O monovolume de luxo da Zeekr será apresentado apenas a 1 de novembro, mas as primeiras imagens oficiais já causam furor na internet.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.