BMW elétricos abandonados às dezenas nesta ilha

23/04/2022

Enquanto tantas pessoas gostariam de ter um BMW novo, nesta ilha há mais de uma centena ao abandono.

A ilha de Jeju é a menor província da Coreia do Sul e guarda um dos grandes mistérios relacionados com automóveis do momento: O que fazem mais de uma centena de BMW i3 praticamente novos abandonados um pouco por toda a parte?

A resposta já é conhecida, mas o destino a dar à frota de veículos avaliada em mais de 4,5 milhões de euros, por incrível que pareça, continua por descobrir.

Os carros pertenciam a um resort construído na ilha, a maior da Coreia do Sul. A empresa proprietária do complexo celebrou há mais de três anos um contrato com a BMW para a aquisição de 200 exemplares do elétrico i3, fazendo uso dos apoios do governo local para a comprar de veículos movidos exclusivamente a baterias.

O empreendimento turístico não prosperou e abriu falência em 2020, pouco depois de ficar concluído. Todo o complexo ficou ao abandono, carros de serviço incluídos.

De acordo com fontes locais, o exagerado preço do transporte das viaturas para fora da ilha e o facto de algumas unidades já apresentarem danos e sinais de deterioração por estarem expostos aos elementos há quase dois anos, e com alguns atos de vandalismo à mistura, dificulta muito o trabalho das autoridades coreanas em encontrarem uma solução para os BMW, que ali continuam a acumular pó…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.