A BMW dá mais um passo na oferta de modelos elétricos com a apresentação do seu novo SUV 100% elétrico, o iX3, que vai integrar a família daquele SUV médio, sendo este o resultado dos últimos anos de desenvolvimento com os modelos da gama ‘i’. A marca bávara aposta também na lógica da ‘liberdade de escolha’, uma vez que o iX3 vem complementar a gama do X3, sem eliminar qualquer uma das variantes atuais – seja a gasolina, seja Diesel ou Plug-in.

Sendo o primeiro automóvel da marca produzido em Shenyang, na China, o iX3 é apontado como um modelo de aptidões dinâmicas sem compromisso da habitabilidade ou da potencial competência fora de estrada, fazendo uso da quinta geração da tecnologia BMW eDrive, a qual faz alarde de melhorias na densidade energética do conjuto, da autonomia e da redução das dimensões e do peso do conjunto.

No total, a densidade de potência do sistema elétrico aumentou em 30% comparativamente com os atuais veículos elétricos do Grupo BMW, enquanto a densidade energética da bateria aumentou em 20%. As mais recentes evoluções do motor elétrico, eletrónica de controlo, tecnologia de carregamento e da bateria (desenvolvida internamente) serão também utilizadas nos futuros BMW iNEXT e i4 em 2021.

A potência máxima do motor elétrico síncrono é de 210 kW/286 CV com um binário máximo de 400 Nm, valores que permitem uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 6,8 segundos e uma velocidade máxima limitada de 180 km/h. A energia é entregue às rodas traseiras.

O iX3 dispõe de uma bateria de 80 kWh (74 kWh utilizáveis) para uma autonomia de até 460 quilómetros em ciclo WLTP (ou 520 no anterior ciclo NEDC). A marca assegura que no processo de produção das suas baterias utiliza processos sustentáveis para a extração do lítio e do cobalto para as suas células de bateria. A sua arquitetura possibilitou ainda a compactação dos componentes, com o motor elétrico, eletrónica e transmissão dispostos numa unidade central pela primeira.

Quanto a consumo energético, o iX3 tem uma média WLTP de 18.5-19.5 kWh/100 km. A marca aponta ainda diversos tipos de regeneração para o sistema elétrico, incluindo um que permite condução com um único pedal, devido à elevada desaceleração na posição ‘B’ (de Brake). Por oposição, a posição da alavanca da caixa em ‘D’ (de Drive) permite maior ação de rolamento por inércia.

Tecnicamente, o iX3 possui funcionalidades como a suspensão adaptativa de série e sonoridade específica ‘BMW IconicSounds Electric’ com sons de ligação e desativação produzidos em cooperação com o compositor de bandas sonoras Hans Zimmer.

No carregamento, o ‘BMW Charging Card’ permite acesso a mais de 450 mil pontos públicos de carregamento a nível mundial, sendo este um produto oferecido pela marca mediante a criação de uma conta. A marca oferece ainda, como novidade, um novo carregador flexível (Flexible Fast Charger) que permite diferentes tomadas e wallboxes disponíveis como opção. O iX3 pode carregar até 150 kW nas tomadas rápidas DC, o que permite restabelecer de zero a 80% em 34 minutos. Uma carga de 10 minutos permite aumentar 100 quilómetros. Numa wallbox trifásica AC de 11 kW, a carga total obtém-se em pouco menos de oito horas.

Também há uma série de novos serviços digitais que têm em conta o carregamento, como por exemplo rotas de navegação melhoradas ou recomendações sobre locais a parar para carregar.

No design, sendo parte da gama de SUV da marca, o novo iX3 apresenta alguns detalhes específicos, como as jantes de 19 polegadas de efeito aerodinâmico para redução do atrito, interior Premium, bagageira com 510 litros (até aos 1560 litros com o rebatimento dos encostos traseiros). O sistema BMW Live Cockpit Professional recorre a mapas com navegação pela ‘nuvem’ e a assistente pessoal inteligente da BMW como standard. As atualizações por base remota e sem fios também estão disponíveis.

De série, o modelo traz pintura metalizada, luzes LED, ar condicionado de três zonas com pré-aquecimento, acionamento elétrico da tampa da bagageira, tejadilho panorâmico, sistema Driving Assistant Professional. Entre os opcionais, há jantes de 20 polegadas, bancos desportivos, sistema head-up display, assistente de estacionamento Parking Assistant Plus e sistema áudio Harman Kardon Surround Sound.

O BMW iX3 chegará aos mercados no final deste ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.